País

Actividades nas escolas explicam riscos das espécies invasoras

None

Perto de 100 atividades vão realizar-se em todo o país, a partir de sábado, com o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre as espécies invasoras, consideradas a quinta ameaça à biodiversidade a nível global.

Até ao dia 18, o Centro de Ecologia Funcional vai promover a primeira Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI), que terá atividades a decorrer de norte a sul de Portugal continental e nas ilhas. Muitas delas poderão ser acompanhadas à distância.

Segundo os investigadores que promovem a iniciativa, as espécies invasoras "são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, mas uma grande parte dos cidadãos desconhece esta ameaça ambiental".

"Em Portugal, de acordo com a legislação nacional, estão listadas mais de 300 espécies exóticas invasoras, entre plantas e animais, como é o caso da mimosa, do jacinto-de-água, da vespa-asiática ou do lagostim-vermelho-do-Louisiana", explicam.

Os investigadores referem ainda que, "a nível global, as espécies exóticas invasoras são a quinta ameaça à biodiversidade, de acordo com a Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, além de promoverem outros impactes significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico".

A primeira SNEI reúne investigadores do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e conta com a participação de mais de meia centena de entidades, entre instituições públicas e privadas, associações e grupos informais.

"Entre as várias atividades, incluem-se ações de controlo de espécies invasoras no terreno, palestras, 'workshops' e percursos pedestres para mapeamento de espécies invasoras", avança a organização.

Com a realização desta iniciativa, os investigadores esperam "aumentar a visibilidade desta temática ambiental junto do público em geral, mas também dos principais atores que lidam com estas espécies a nível profissional e político".

Fechar Menu