Madeira

Comissão de Utentes do SESARAM fala de "operação de cosmética"

None
Foto DR

A indicação da direcção clínica, com aprovação da administração do SESARAM - Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira para que os doentes à espera de internamento sejam retirados da Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e encaminhados para outros serviços ou para os corredores das enfermarias, que faz manchete hoje na edição do DIÁRIO, é considerada pela Comissão de Utentes do SESARAM uma “operação de cosmética” e não uma verdadeira solução para o problema da falta de camas. “É esconder os pacientes que existem nas urgências”, critica Carolina Cardoso, que teme que mais doentes sejam “perdidos”.

A representante entende que a medida não se afigura como solução para os utentes. “Há é uma operação de esconder utentes para que não se veja o real problema das urgências”. No seu entender, os pacientes “continuarão a não ser atendidos como necessitam porque vão estar escondidos outro andar qualquer”.

Além de entender que os cuidados não serão os ideais, teme que se torne mais complicado seguir o paciente no seu percurso dentro da instituição. “Se no Serviço de Urgência já se perdiam utentes, e não se sabia onde é que os utentes estavam, agora ainda mais fácil é perdê-los, porque vão-se esquecer para que serviço é que os mandaram”.

As críticas não se ficam por aqui. Carolina Cardoso acusa o Serviço de Saúde de estar “virado essencialmente” para o combate à covid-19, e afirma em nome da Comissão, que o caso não está tão grave na Madeira que justifique “a paragem” da saúde na Madeira. “Ao contrário do resto do país, ainda não há uma retoma efectiva e agora é só mais uma manobra de cosmética que não resolve os problemas dos utentes”, lamentou.

SESARAM manda retirar macas da Urgência

Doentes à espera de internamento estão a ser encaminhados para outros serviços ou para os corredores das enfermarias

Rúben Santos , 06 Outubro 2020 - 07:00

Fechar Menu