Madeira

Prolongamento da ciclovia do Funchal arranca segunda-feira

Este é um investimento da CMF na ordem de 1,2 milhões de euros

None

A primeira fase da empreitada da Câmara Municipal do Funchal (CMF), que visa o  prolongamento da ciclovia do concelho, arranca na próxima segunda-feira, dia 19 de Outubro.

"A intervenção será dividida em várias fases e tem um prazo de execução estimado de cerca de um ano, assumindo o propósito de promover a multimodalidade no Funchal, ou seja, uma conjugação estruturada entre a mobilidade ciclável, a acessibilidade pedonal e o transporte público colectivo", revela através de uma nota de imprensa.

Com uma extensão de 2,5 km, a intervenção vai assegurar o aumento da extensão da ciclovia através da implementação de dois canais cicláveis, um entre o Fórum Madeira e a Rua Saint Helier, e o outro entre a Travessa do Valente e a Praça do Turista.

De acordo com a CMF, "para além da melhoria das condições para a prática da bicicleta, estas acções de beneficiação vão garantir, igualmente, a requalificação das áreas pedonais, destacando-se o alargamento e nivelamento de passeios, a instalação de pavimentos tácteis diferenciados para portadores de deficiência visual, a sobrelevação de passadeiras e a melhoria nas condições de acesso às paragens de autocarros, de forma a reforçar as condições de segurança rodoviária".

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros + IVA, sendo comparticipada pelo Programa Operacional Madeira 14-20. Vamos começar pelo troço compreendido entre a Praça do Turista e a Travessa do Valente, tendo esta primeira fase uma duração prevista de 45 dias. A circulação rodoviária no sentido oeste-este será, assim, reduzida a uma via de circulação, sendo que a segunda via será convertida num canal ciclável Presidente Miguel Silva Gouveia

 

A autarquia comunicará atempadamente todas as alterações e constrangimentos ao trânsito que surgirem com o decorrer dos trabalhos, e agradece a compreensão dos funchalenses, perante mais uma intervenção com impactos benéficos a longo-prazo para a cidade. A autarquia solicita, igualmente, a todos os condutores especial atenção para a sinalização no local a partir de agora.

"Vale a pena recordar, por fim, que o projecto de extensão da ciclovia do Funchal foi uma das razões pelas quais a Câmara Municipal do Funchal foi distinguida pela Comissão Europeia, com o prémio CIVITAS AWARD LEGACY 2020, o mais importante da Europa. A Comissão Europeia reconheceu o empenho do Funchal na prossecução dos objectivos comunitários, no que toca à definição de acções orientadas para a inovação e a redução da dependência do transporte individual motorizado, e é um marco importante arrancar agora com mais um projecto desta magnitude para a cidade”, concluiu.

Fechar Menu