Madeira

Um trimestre 'pandémico' para esquecer

O Boletim Trimestral de Estatística referente aos meses de Abril, Maio e Junho, revelam o forte impacto das medidas de contenção em toda a vida regional

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Com referência ao 2.º trimestre de 2020 (Abril, Maio e Junho), a Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) acaba de publicar o novo número do Boletim Trimestral de Estatística que dá uma visão dramática do impacto da pandemia de covid-19 na Região em várias áreas, sobretudo com enfoque nas vertentes económica.

A DREM, aliás, começa logo por referir esse facto de que os "dados evidenciam efeitos negativos substanciais provocados pela pandemia no 2.º trimestre de 2020", que "foi fortemente condicionado pelo contexto muito adverso gerado pelas medidas de contenção e controlo da pandemia do covid-19 no país e na Região".

"Evidenciando a magnitude da queda da atividade económica da RAM no período em análise, a generalidade dos indicadores económicos registam quebras homólogas, face ao período homólogo, sem precedente, traduzidas igualmente pelo desempenho do Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE), que foi acentuando as quedas desde Março a Junho de 2020", devendo salientar-se que todos estes indicadores foram sendo divulgados a seu tempo e individualmente pela mesma DREM e relatadas pelo DIÁRIO.

Portanto, a grande novidade é a compilação num mesmo documento este verdadeiro 'quebra de série' causada por uma pandemia, que torna qualquer comparação homóloga ou mesmo trimestral um exercício em que quase tudo é negativo, salvo raras excepções. 

Taxa de desemprego

"No 2.º trimestre de 2020, a taxa de desemprego regional fixou-se nos 6,7%, o que representa um aumento de 1,1 p.p. face ao trimestre anterior e uma diminuição de 0,2 p.p. relativamente ao trimestre homólogo. No país, a taxa de desemprego para o trimestre em análise baixou para 5,6%. Note-se que, quer no país, quer na Região, as circunstâncias poderão ter inibido alguma população de procurar trabalho, o que levou à classificação desses indivíduos como inativos em vez de desempregados".

Taxa de inflação

"A taxa de inflação média dos 12 meses anteriores ao mês de junho de 2020 foi de -0,8%, inferior à observada no país (+0,1%). Este indicador tornou-se negativo em novembro de 2019, mantendo-se nesse terreno desde então. A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em junho de 2020 foi de -0,6%, tendo a nível nacional se fixado nos 0,1%."

Crédito malparado

"Os dados de natureza monetária produzidos pelo Banco de Portugal e que a DREM redifunde mostram que o rácio de empréstimos vencidos das sociedades não financeiras fixou-se nos 5,7% em junho de 2020, 6,5 p.p. abaixo do valor registado no trimestre homólogo. Contudo, este indicador apresenta um valor superior à média nacional, que foi de 4,1% no final do 2.º trimestre de 2020."

Movimentos com cartão

"De acordo com os dados da SIBS, os levantamentos adicionados às compras através de terminais de pagamento automático registaram, no trimestre em análise, uma quebra em termos homólogos de 29,6%, variação na mesma linha da observada a nível nacional (-27,8%)."

Empresas criadas e encerradas

"No trimestre em referência, o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo (+27 sociedades), pois o número de constituições de sociedades (111) com sede na Região Autónoma da Madeira foi maior que o número de dissoluções (84).  A dinâmica na constituição e dissolução de sociedades foi contudo substancialmente inferior à do período homólogo."

Banana, ovos e pesca

"No sector da agricultura, a comercialização de banana na primeira venda, no 2.º trimestre de 2020, registou uma variação negativa muito ligeira face a idêntico trimestre do ano anterior (-0,3%). A produção de ovos caiu 6,1% face ao mesmo trimestre de 2019, enquanto o abate de frango subiu 11,4%. Por sua vez, o valor da pesca descarregada caiu 47,4% em termos homólogos, em resultado do caráter fortemente irregular das capturas de atum."

Produção e consumo de energia

"No domínio da energia, é de referir que a emissão de eletricidade (cuja evolução consiste na melhor aproximação à variação da produção/consumo que está disponível em termos infra-anuais) diminuiu 15,6% no trimestre em análise, face ao mesmo período do ano anterior."

Construção, cimento e venda de casas

"Na construção, a comercialização de cimento (primeira venda) registou no 2.º trimestre de 2020 um decréscimo significativo face ao mesmo período do ano passado (-15,1%). Comparativamente ao trimestre anterior, observou-se também uma diminuição, de 12,2%. Por sua vez, o número de edifícios licenciados desceu para 99 (-16,8% de variação trimestral e +13,8% de variação homóloga).  No  2.º trimestre de 2020, transacionaram-se 525 alojamentos familiares na RAM, representando uma diminuição trimestral e homóloga de 38,5% e 28,7%, respetivamente."

Vinho da Madeira

A comercialização de vinho “Madeira” verificada no 2.º trimestre de 2020 registou uma variação negativa na quantidade (‑26,1%) e no valor (-40,8%).

Movimento nos aeroportos e portos

"No trimestre em referência, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM diminuiu 98,8% em termos homólogos, em linha com as dormidas e os proveitos totais no alojamento turístico que recuaram 98,7% e 99,4% face ao mesmo trimestre do ano anterior, respetivamente. Por sua vez, o movimento de mercadorias nos portos caiu 22,0% em termos homólogos."

Fechar Menu