Coronavírus Mundo

UE anuncia apoio de 22 milhões para resposta no Pacífico e Timor-Leste

None

A Comissão Europeia anunciou hoje um novo programa de apoio à resposta sanitária à covid-19 no Pacífico e Timor-Leste, orçado em 22 milhões de euros, direccionado em particular a pessoas vulneráveis.

O programa, dos quais dois milhões de euros estão destinados a Timor-Leste, pretende, segundo a delegação da União Europeia em Díli, "aumentar a prontidão e a capacidade de 15 países combater e proteger-se eficazmente contra a pandemia".

Em comunicado, a delegação explica que o programa apoiará a entrega de equipamento, medicação e serviços essenciais, e permitirá aos países "diagnosticar, tratar e gerir melhor" os casos da doença.

"A detecção precoce de casos permanece crítica nos países do Pacífico, que são altamente vulneráveis à importação da doença. Este apoio da UE visa assegurar o acesso contínuo aos kits de teste e a rápida identificação de casos da covid-19", refere.

Dada a "redução drástica" no número de voos comerciais de carga, o programa "contribuirá também para melhorar os serviços de transporte aéreo em rotas internacionais específicas na região do Pacífico e em Timor-Leste".

"Isto ajudará a mantê-los abertos à circulação de pessoal humanitário, peritos técnicos, e para os fornecimentos urgentemente necessários, tais como equipamento de proteção pessoal e outros artigos médicos", sublinha.

A iniciativa complementará um programa da UE já em curso que apoia a região no fortalecimento dos seus sistemas de saúde, reforçando a vigilância e prevenção de doenças zoonóticas, e a colaboração entre diferentes setores, tais como o ambiente, a saúde animal e a saúde pública.

Com este programa, o valor total da resposta da UE à pandemia aumenta 119 milhões de euros, tanto na resposta em termos sanitários, como para "amortecer o impacto económico e social da crise e proteger o emprego na região".

A aplicação do programa será feita de acordo com as prioridades da equipa de gestão conjunta liderada pela Organização Mundial de Saúde, em cooperação com o Programa Alimentar Mundial e a Comunidade do Pacífico (SPC).

Além de Timor-Leste, são abrangidos pelo programa as Ilhas Cook, Estados Federados da Micronésia, Fiji, Kiribati, Nauru, Niue, Palau, Papua Nova Guiné, República das Ilhas Marshall, Samoa, Ilhas Salomão, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Timor-Leste tem atualmente um caso ativo de covid-19, com 27 doentes já recuperados e está no seu quinto período de 30 dias de estado de emergência, com restrições nas entradas, tendo o Governo solicitado a extensão por mais 30 dias.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,1 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu