Madeira

Mapa turístico em braille e roteiro acessível abrem a Semana do Turismo no Funchal

None
Foto André Gonçalves

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, apresentou, esta manhã, ao lado da vereadora com o pelouro do Turismo, Madalena Nunes, as novas iniciativas de turismo inclusivo e acessível do município: o lançamento do mapa turístico da cidade em braille e do roteiro 'Funchal, Destino Acessível'.

Estas publicações assinalam a abertura da semana de comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo domingo, dia 27 de Setembro. 

A partir de agora os invisuais e míopes passam a ter a oportunidade de "conhecer a nossa cidade e as riquezas que ela tem para oferecer de forma autónoma", sublinhou Miguel Silva Gouveia na apresentação.

Por seu turno, o roteiro 'Funchal, Destino Acessível' compreende os principais pontos de interesse da cidade que garantem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ou que tenham outro tipo de necessidades especiais nomeadamente ao nível da audição, "quebrando barreiras linguísticas e culturais". 

"Tem sido um percurso feito ao longo de vários anos, procurando esbater as desigualdades e tentando criar uma cidade em que todos sem excepção possam desfrutar do património, da cultura e do lazer”, sublinhou o presidente, acrescentando que “estas novas iniciativas são ambas ligadas à inclusão e à acessibilidade, áreas que mereceram o reconhecimento nacional e que levaram o Funchal a ser considerado Município do Ano, bem como a prémios a nível europeu de reconhecimento de boas práticas de acessibilidade".

As comemorações do Dia Mundial do Turismo decorrem até domingo e incluem ainda workshops, concertos, apresentações de novos projetos, a atribuição da distinção municipal 'Mérito Turístico 2020' e a abertura do Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores.

Fechar Menu