Madeira

Sara Cerdas eleita vice-presidente da Comissão Especial do Cancro

None

A eurodeputada Sara Cerdas foi eleita por unanimidade para o cargo de vice-presidente da Comissão Especial do Cancro no Parlamento Europeu.

O desígnio é que a Europa assuma a liderança na luta contra o cancro, um objetivo que Sara Cerdas assume como seu e encara com expectativa. “Espero que nesta comissão especial possamos encontrar estratégias concretas para reduzir os fatores de risco determinantes para o desenvolvimento da doença oncológica, através de uma aposta na prevenção primordial e primária, pois são estas as formas possíveis para criar maiores ganhos em saúde e poder fazer a diferença no bem-estar e na vida das pessoas.”

A Comissão Especial do Cancro tem um mandato de 12 meses para definir os objetivos e prioridades políticas do Parlamento Europeu e um plano europeu de luta contra o cancro, a fim de apoiar os Estados-Membros na melhoria da prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e prestação de cuidados.

O Cancro é uma das prioridades políticas da Comissão Europeia e da presidência portuguesa em 2021 no âmbito da saúde. A eurodeputada tem assumido esta matéria também como uma prioridade. Atualmente, encontra-se a trabalhar no programa europeu da saúde EU4Health e preside o Grupo de Trabalho em Saúde no Parlamento Europeu.

Em junho, o Parlamento Europeu aprovou a criação de três comissões especiais: cancro, desinformação e inteligência artificial. Foi ainda aprovado uma subcomissão dos assuntos fiscais e uma comissão de inquérito sobre a proteção dos animais durante o transporte. O trabalho destas Comissões inicia-se esta semana.

Fechar Menu