Madeira

Palácio de São Lourenço assinala amanhã 25 anos de abertura ao público

None

Amanhã, dia 22 de Setembro, assinalam-se os 25 anos de abertura ao público do Palácio de São Lourenço, no Funchal, através de uma sessão aberta ao público que terá lugar no Salão Nobre pelas 18 horas.

Do programa constam uma apresentação prévia desta efeméride, que destaca o percurso e o significado de 25 anos de abertura ao público deste monumento emblemático até então inacessível ao público em geral, seguindo-se a actuação do 'Clube de Danças Históricas e Antigas', coordenado pela professora Iryna Cherednik.

A entrada é livre mas, no presente contexto de pandemia, a lotação máxima da sala está limitada ao cumprimento do distanciamento social, sendo obrigatório de máscara e, à entrada, de medição prévia da temperatura e desinfeção das mãos.

O acesso do público está sujeito a inscrição prévia ( por telefone 291 202 530 ou e-mail [email protected]). 

Sobre esta data:

Há 25 anos, concluída a parte mais visível de um programa abrangente de conservação e restauro do património móvel e do imóvel iniciado em 1992, a designada 'Área Museológica do Palácio de São Lourenço' (percurso visitável da área civil que abrange a esplanada sul, andar nobre, jardim, baluartes Noroeste e Norte e área do 'serviço educativo') foi formalmente aberta ao público a 22 de Setembro de 1995, como "colecção visitável". Até então, com poucas excepções ao longo de vários séculos, os visitantes acorriam ao Palácio de São Lourenço apenas por questões protocolares, em eventos ou recepções oficiais.

Desde 1995, este monumento tem privilegiado a acessibilidade em sentido amplo, a relação com os públicos e a abertura a diversas iniciativas da comunidade (visitas orientadas, comentadas, musicadas, dançadas, encenadas, ateliers de para juniores e seniores, exposições, palestras, debates, entre outras).

"Nesta data, celebramos a partilha desta herança patrimonial com as pessoas que lhe deram e dão razão de ser - colegas, colaboradores, voluntários, visitantes, profissionais e órgãos de comunicação social, instituições públicas e privadas e todos os que durante 25 anos, através de parcerias informais, contribuíram para que o Palácio de São Lourenço seja um monumento aberto ao acolhimento e envolvimento de residentes e visitantes nacionais ou estrangeiros". Margarida Camacho, responsável pelos Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço

Fechar Menu