Coronavírus Madeira

Sara Cerdas defende “união para a Saúde Europeia”

None

Sara Cerdas foi hoje a porta-voz e negociadora pelo grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, para uma resolução sobre a coordenação das avaliações sanitárias e restrições de viagem no espaço Schengen, tendo defendido a criação de uma “união para a Saúde Europeia”, que assente numa “gestão efectiva, coordenada e partilhada”.

 A eurodeputada madeirense teceu críticas à forma como os Estados-Membros geriram a pandemia, considerando que apesar dos esforços das instituições europeias, “assistimos a uma verdadeira falta de coordenação entre os Estados-Membros” e apelou a uma abordagem comum e transversal em matéria de avaliações sanitárias e medidas de circulação, de forma a permitir, por parte dos cidadãos, uma “melhor percepção e adesão às medidas” para assegurar “confiança nas suas autoridades aos mais diversos níveis”.

Para Sara Cerdas, a Comissão, com o parecer do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) deve “promover com os Estados-Membros uma metodologia comum de recolha de dados, com a uniformização das definições de caso e de morte por COVID-19”, pois só assim, “conseguiremos harmonizar a avaliação do risco epidemiológico em toda a União”. Urge, no seu entender, elaborar um quadro comum de medidas de saúde pública a adotar pelas autoridades públicas perante os diferentes níveis de risco, permitindo uma melhor percepção e adesão por parte dos cidadãos.

Considera que apenas com uma coordenação efectiva se possa assegurar um mercado único eficiente e resiliente, que garanta a disponibilidade de produtos em toda a UE e a todos os seus cidadãos. 

 O Parlamento Europeu votará na quinta-feira uma resolução sobre este assunto.

Fechar Menu