Madeira

PS defende atribuição de suplemento remuneratório à carreira de ajudante domiciliária

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista da Madeira (PS-Madeira) promoveu, esta manhã, em frente à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, uma conferência de imprensa onde defendeu a atribuição de um suplemento remuneratório à carreira de ajudante de apoio domiciliário.

A deputada Sofia Canha, em declarações à comunicação social, começou por referir que, no início da nova sessão legislativa, o PS levará a debate um diploma que propõe a atribuição de suplemento remuneratório para os profissionais que fazem apoio domiciliário com vínculo público.

“O PS reconhece que esta profissão requer e exige da parte de quem decide uma maior atenção”, disse, dando conta das últimas estatísticas nacionais apontam que há, em média, 153 idosos para 100 jovens, facto que a seu ver fortalece a pertinência desta proposta.

“Há cada vez mais pessoas idosas isoladas em casa” e que “precisam deste apoio”, sendo necessário “dar melhor condições às assistentes domiciliárias como forma de cativar mais pessoas para esta profissão”, sustentou, sublinhando que estes profissionais “não auferem de um salário compatível com o grau de exigência e de penosidade que lhes é exigido”.

Sofia Canha adianta ainda que o PS irá apresentar, em breve, um outro projecto, já agendado, que visa a atribuição de um suplemento remuneratório aos ajudantes familiares com vínculo às Instituições Particulares de Solidariedade Social. Projecto que visa assim "garantir a aproximação salarial de quem exerce esta profissão no público e no privado".

Sofia Canha lembra ainda que “o Governo Regional, em Janeiro, assumiu e afirmou que era necessário e premente melhorar a carreira destes profissionais”, mas que, no entanto, “até agora não foi dado qualquer passo nesse sentido”.

O suplemento remuneratório proposto pela bancada socialista é mensal e corresponde a um ¼ do IAS em vigor, pago em 12 meses.

Fechar Menu