Mundo

Três mortos num ataque armado no noroeste da Colômbia

None

Três pessoas, incluindo um menor de 13 anos, foram hoje mortas num ataque realizado por homens armados no noroeste da Colômbia.

Este ataque armado no país sul-americano, o nono desde 11 de agosto, ocorreu entre a noite de quinta-feira e a madrugada de hoje, na cidade de Andes, no departamento de Antioquia, anunciou a polícia.

Os homens armados invadiram uma quinta e "dispararam sem falar" contra as vítimas, adiantou o comandante da polícia de Antioquia, o coronel Ever Gómez, num registo sonoro enviado aos jornalistas.

Duas pessoas morreram no local e a outra no hospital, existindo entre as vítimas "um menor de 13 anos", acrescentou o responsável pela força de segurança.

A Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica como "massacre" qualquer assassínio de pelo menos três pessoas numa mesma situação e pelos mesmos autores, já registou cerca de 30 massacres na Colômbia, desde o início do ano.

Desde 11 de agosto, pelo menos 42 pessoas morreram nestes ataques.

O Governo colombiano acusa os grupos armados financiados pelo tráfico de droga de serem os responsáveis pelas mortes.

A violência no país diminuiu após a assinatura do acordo de paz entre o Governo do então Presidente, Juan Manuel Santos, e os guerrilheiros das Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC), mas a Colômbia continua a viver um conflito armado entre guerrilheiros, paramilitares, traficantes de droga e forças de segurança que vitimou nove milhões de pessoas, em mais de 60 anos.

O país sul-americano é o maior produtor mundial de cocaína e albergava 154.000 hectares de plantações de coca em 2019, segundo a ONU.

Fechar Menu