Coronavírus Mundo

Venezuela decreta três níveis de flexibilização da quarentena

None

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, revelou que o país avança esta segunda-feira, dia 24 de Agosto, com novo plano de flexibilização da quarentena pela covid-19, que prevê a existência de três níveis: quarentena radical, flexibilização parcial e flexibilização ampla.

No grupo mais restrito incluem-se os municípios fronteiriços dos estados de Táchira, Zulia, Apure e Bolívar.

A medida visa "proteger o país daqueles que estão retornando à Venezuela de países em situação avassaladora" devido a a pandemia justificou Delcy Rodríguez, acrescentando que a medida tem o objectivo de criar um "cordão epidemiológico e sanitário" em vista da "curva exponencial" registrada no Brasil e na Colômbia.

Por outro lado, a partir desta segunda-feira, Caracas e os estados vizinhos de Miranda e Vargas entram numa semana de "flexibilização parcial" que permitirá o funcionamento de negócios como lojas de ferragens, agências bancárias e cabeleireiros, além de consultórios médicos.

Os restantes estados incluem-se no nível de "flexibilização ampla".

De referir que o Governo da Venezuela regista até o momento 39.564 infecções e 329 mortes provocadas pelo novo coronavírus no país com 30 milhões de habitantes. Os números são questionados pela oposição e por organizações como a Human Rights Watch.

Fechar Menu