Desporto

Futuro do União SAD definido na AG de 16 de Setembro

None

Equipa de gestão inscreveu SAD no Campeonato de Portugal, mas tudo depende da AG

O futuro da SAD do União será decidido na Assembleia-geral de accionistas, agendada para 16 de Setembro. A equipa de gestão que ainda se mantém em funções inscreveu a SAD no Campeonato de Portugal 2020/2021, tal como referiu ao DIÁRIO o presidente da Assembleia-geral, Estanislau Barros: “Inscrevemos a equipa nos nacionais, que a meu ver é obrigação dos administradores em exercício, mesmo sem ter a certeza de que isso pudesse ser uma realidade, mas não podendo correr o risco de os accionistas os acusarem de não terem salvaguardado essa possibilidade”.

A AG de 16 de Setembro será decisiva, então, para viabilizar a SAD do União e Estanislau Barros mostra-se optimista a esse respeito. “Pode haver novidades do agrado dos unionistas”, garante.

Recorde-se que o o União da Madeira SAD constituiu uma nova administração com uma comissão executiva e convidou Sérgio Nóbrega para liderar essa comissão “e assegurar que o União chegava ao fim da competição vivo, ou seja por uns seis meses, com ele entrou uma equipa totalmente nova, que se dedicou sem precedentes”, conforme recorda Estanislau Barros.

Foram tempos difíceis, reconhece: “Durante esse período como o União não tinha um único euro nas contas, nem para papel higiénico e nem previstas entradas de dinheiro porque tinha um orçamento era gerido apenas pelo presidente cessante de um milhão e 300 mil euros (para futebol sénior e formação) e como não podia na altura assinar os contratos programa com o Governo Regional para receber as subvenções públicas dos anos anteriores e da época que decorria, viu-se na obrigação de, sem qualquer ajuda dos accionistas, e sem qualquer sinal, ir aos amigos do União contrair empréstimos para conseguir pagar as despesas fundamentais, como alimentação, deslocações, hotéis. Ao todo cerca de 250 mil euros”.

“Mesmo assim esta equipa conseguiu acordar com as Finanças e Segurança Social com o patrocínio do Governo Regional um acordo que permitiu regularizar as dívidas ao Estado, pagando através dos contratos programa anteriores essas dívidas, com as verbas todas para Finanças e Segurança Social. Com esta operação conseguiu assinar os respectivos contratos inclusive o deste ano”, acrescenta Estanislau Barros ao DIÁRIO.

Clube na I Regional

Se em relação à SAD unionista o futuro será decidido na AG de 16 de Setembro, já no que diz respeito ao União clube o cenário é diferente e todas as questões estão resolvidas. Em termos desportivos irá competir na I Divisão Regional de futebol. Recorde-se que a equipa de gestão em funções propôs “acabar com a SAD e regressar aos regionais através da associação, caso não houvesse uma solução que permitisse honrar os compromissos assumidos”. Ainda assim, face ao trabalho desenvolvido, tornou-se possível, num primeiro passo, inscrever a SAD no Campeonato de Portugal [ver texto principal]. Esta equipa de trabalho, lembra Estanislau Barros, convidou “um gestor profissional, o Pedro Araújo, já com a ideia da Associação em mente”. “Também iniciamos os contactos com o treinador Bruno Abreu e a sua contratação e projecto desportivo já com a ideia que o União teria de começar do zero e recuperar o clube social e os seus sócios”, acrescentou.

Leia mais sobre o futuro do União na edição impressa do DIÁRIO desta segunda-feira.

Fechar Menu