País

Presidente do parlamento evoca Revolução de 1820 onde estão "as raízes" do sistema político

Eduardo Ferro Rodrigues lembrou momento na passagem dos 200 anos da Revolução Liberal em Portugal

None
Foto Leonardo Negrão/Global Imagens

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, evocou hoje os 200 anos da Revolução Liberal de 1820, salientando que é aí que se encontram as raízes do sistema político português.

Numa mensagem vídeo, que vai ser divulgada no 'site' do parlamento na segunda-feira e que foi gravada na Sala das Sessões da Assembleia da República, Ferro Rodrigues recorda que a Revolução Liberal de 24 de agosto de 1820 teve como palco o Porto, "terra de tradições liberais, onde tudo começou", dirigindo à cidade e a todos os eleitos por este círculo uma saudação especial.

"É na cidade do Porto e na Revolução de 1820 - e nos seus antecedentes (as movimentações liberais de 1817 e o Sinédrio de 22 de janeiro de 1818) - que encontramos as raízes do nosso sistema político, expresso na Constituição aprovada em 1822, que consagrou o princípio da divisão tripartida dos poderes (executivo, legislativo e judicial), deu corpo à ideia de uma assembleia parlamentar enquanto órgão de representação nacional -- e na qual podemos encontrar as raízes históricas da Assembleia da República, sede da soberania popular", lembra.

E, acrescenta, no "período difícil" que se atravessa, deve-se "procurar inspiração na experiência histórica do Constitucionalismo", uma lição que, pelos valores que representa, merece "uma presença forte na memória coletiva e na cultura política" de Portugal.

Na segunda-feira será também lançada pela Assembleia da República uma página dedicada às Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, presididas por Guilherme d'Oliveira Martins, sob o lema "Celebrar a Liberdade, 200 anos de Constitucionalismo".

Na mensagem, o presidente da Assembleia da República salienta que as Comemorações, que se iniciaram em 2017 e se estendem até 2026, ano em se cumprem 50 anos sobre a Constituição de 1976, pretendem contribuir para "a divulgação pública da atualidade dos ideais liberais, republicanos e democráticos".

Até agora foram realizadas exposições, concertos, conferência e lançadas obras de referência assinalando momentos marcantes da história coletiva, como os 150 anos da abolição da pena de morte, e homenageando figuras como Passos Manuel, Gomes Freire de Andrade ou Anselmo Braamcamp Freira, acrescenta Ferro Rodrigues.

Na página que agora será lançada dedicada às comemorações estarão informações sobre a Revolução Liberal e os seus antecedentes, a Martinhada (o golpe de 11 de novembro de 1820), o processo eleitoral, reproduzindo documentação inédita do Arquivo Histórico Parlamentar, as Cortes Constituintes, a Constituição de 1822 e sobre os Heróis da Revolução.

Fechar Menu