Coronavírus País

Fundação Portuguesa do Pulmão pede uso de máscara em locais públicos exteriores

None
Foto Shutterstock

A Fundação Portuguesa do Pulmão defendeu hoje a extensão do uso obrigatório de máscara a todos os lugares públicos, mesmo que exteriores, para combater a pandemia de covid-19, e aconselha "vivamente" as autoridades de saúde a tomar a medida.

Num comunicado hoje divulgado a Fundação considera que a medida contribuirá para "um controlo mais eficaz da pandemia".

O uso de máscara já é obrigatório em locais públicos fechados mas a instituição defende que deve ser alargado a locais exteriores salvo se o distanciamento social de dois metros esteja "indiscutivelmente assegurado".

A Fundação alerta também para a necessidade de se melhorarem as atitudes comportamentais preventivas e que têm sido muito divulgadas, como a etiqueta respiratória, a desinfecção das mãos e das superfícies, e o distanciamento social, além da utilização de máscara em todos os espaços públicos interiores.

As propostas da Fundação surgem numa altura em que em Portugal e a nível mundial "a situação epidemiológica da pandemia covid-19 não se apresenta consolidada", com a percentagem de população afectada a não ultrapassar os 0,3%, "o que significa que a infecção tem um enorme potencial de progressão", diz-se no comunicado.

No documento alerta-se também que se está prestes a entrar numa nova fase da vida social, com o início das aulas e abertura de outras actividades, com o consequente aumento da proximidade entre as pessoas, o que fará aumentar o risco de transmissão da doença.

A fundação lembra também que se aproxima a época da gripe, pelo que a circulação conjunta de uma segunda onda pandémica e do vírus da gripe "é motivo acrescido de preocupação".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infectou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.772 pessoas das 53.783 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Madeira com total de 128 casos nas contas da DGS

Portugal regista hoje mais duas mortes e 235 novos casos

Agência Lusa, 14 Agosto 2020 - 14:13

Fechar Menu