Coronavírus País

Um morto e 30 internados entre os 77 infectados de lar de Torres Vedras

None
Foto Shutterstock

Um idoso do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de covid-19, morreu e 30 outras pessoas com resultados positivos mantêm-se internadas, informou hoje a instituição.

Em comunicado, o lar, localizado em Paradas, na freguesia de A-dos-Cunhados, confirmou a morte de um dos utentes que se encontrava hospitalizado, um idoso de 93 anos, "que, além de outras morbilidades, tinha um grave problema ao nível da diabetes" e ao qual "já havia sido amputada uma perna", há cinco anos.

De acordo com a direcção do lar, na sequência do foco detectado no dia 03 de Agosto, há ainda "cerca de 30 pessoas hospitalizadas" por necessitarem de cuidados médicos.

O surgimento de casos de infecção levou à realização de testes aos 80 residentes, todos com mais de 80 anos, e 78 funcionários do lar, tendo sido identificados inicialmente 48 residentes e 24 trabalhadores com resultados positivos.

De acordo com boletim de situação epidemiológica do concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, até ao final do dia de terça-feira o número total de casos positivos na instituição tinha subido para 77.

As 30 pessoas internadas distribuem-se pelos hospitais de Torres Vedras, Abrantes e Santa Maria (em Lisboa).

Entre os 78 funcionários, há 24 que estão de quarentena por terem testado positivo, sendo que estão já programados novos testes para os dias 12 e 19 de Agosto, segundo informações da DGS.

Para garantir que os utentes continuam a receber os cuidados necessários, a Cruz Vermelha disponibilizou dois auxiliares de acção médica de saúde para colmatar a ausência dos trabalhadores que estão doentes.

Segundo o subdirector-geral da Saúde, Rui Portugal, o lar foi dividido em três zonas: uma onde se encontram as pessoas que testaram positivo, outra onde estão os utentes que tiveram um teste negativo, mas que terão estado eventualmente em contacto com doentes, e finalmente uma zona das pessoas negativas, mas com sintomas.

No comunicado emitido hoje, a direção do lar afirma que "tudo tem sido feito para manter as pessoas, infetadas ou não infetadas, com as condições de apoio médico, alimentar e de higiene pessoal de que necessitam".

Segundo o boletim da situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras foram registados, desde o início da pandemia, 320 casos positivos, dos quais 204 já recuperados. Até terça-feira havia ainda a registar seis óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 743 mil mortos e infectou mais de 20,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.764 pessoas das 53.223 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu