>
Casos do dia

Se avistar um lobo-marinho na Madeira avise o IFCN pois o 'Pontinhos' está ferido

Animal foi localizado ferido no início do mês, mas desde então nunca mais foi avistado

None
Foto IFCN

O Instituto de Florestas e Protecção da Natureza avisa que o lobo-marinho 'Pontinhos', encontra-se ferido e pede ajuda para conseguir localizá-lo. O animal foi reportado como ferido a 1 de Julho, em frente ao Hotel Penha de França, no Funchal, mas desde o dia 3 que não foi mais avistado.

O ferimento em causa aparenta ter sido causado por algum predador natural. "Contudo a hipótese de ter sido provocado por uma hélice também não é de descartar já que o Pontinhos tem tido o hábito de se deixar ficar a dormir indiferentemente em portos e marinas, deixando-se ficar a boiar precisamente de lado esquerdo", confirma o IFCN.

A Rede SOS Vida Selvagem foi accionada para prestar socorro ao lobo-marinho e com a colaboração da GNR foi assegurado que o animal não fosse perturbado. "Em contacto com veterinários experientes com esta espécie de Espanha e do Havai, procurou-se definir um plano de trabalho", indica.

O plano consistia em assegurar as condições necessárias para que o Pontinhos pudesse repousar sem ser perturbado. O passo seguinte seria procurar alimentá-lo e depois começar a introduzir antibiótico no alimento.

"Contudo o Pontinhos trocou-nos as voltas e se até ao dia 3 de Julho procurou locais para repousar que conseguimos localizar, a partir desse dia deixou de ser observado", explica.

"Poderá ter procurado um local mais recôndito para poder repousar e recuperar sem a pressão a que acabava por estar sujeito. Se observar algum lobo-marinho evite perturbá-lo e entre em contacto com o IFCN, poderá ser o Pontinhos!", pede o IFCN.  

Lobo-marinho ‘visitou’ Marina do Funchal

Um lobo-marinho ‘visitou’ esta quarta-feira a Marina do Funchal e também passou à beira da Lota segundo algumas testemunhas oculares. Ao que consta, aquela que é a foca mais rara do Mundo e que habita nas águas da Madeira ‘vagueou’ por entre os veleiros num registo fotográfico publicado pela página de Facebook da Marina do Funchal.

Mais Casos

A carregar...

Fechar Menu