>
Mundo

Rei da Arábia Saudita hospitalizado

None

O rei Salman da Arábia Saudita, de 84 anos, foi hoje hospitalizado com uma inflamação da vesícula biliar, o que acabou por adiar a visita planeada do primeiro-ministro iraquiano, Moustafa al-Kazimi, anunciaram as autoridades sauditas.

O reino raramente comunica acerca do estado de saúde do monarca envelhecido que, desde 2015, governa o país, o maior exportador de petróleo e a maior economia árabe.

Desde a crise de saúde pública provocada pela pandemia da covid-19, o governante saudita, um dos líderes mais antigos da região, raramente apareceu em público, mas continuou a presidir as reuniões semanais do Conselho de Ministros através de videoconferência.

"O rei foi internado no hospital especializado King Faisal, em Riade, para exames devido a uma inflamação da vesícula biliar (colecistite)", anunciou o gabinete da presidência, citado pela agência oficial de imprensa SPA, sem fornecer mais detalhes.

O primeiro-ministro iraquiano, que deveria visitar hoje a Arábia Saudita antes de uma visita ao Irão, dois aliados de Bagdade entre os quais há uma grande rivalidade, adiou a viagem.

"A visita [do primeiro-ministro iraquiano] foi adiada até à alta hospitalar do rei", escreveu no Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Fayçal ben Farhane.

A Arábia Saudita "aprecia a escolha do primeiro-ministro iraquiano em visitar o reino na sua primeira visita desde que assumiu o cargo" em maio, prosseguiu o chefe da diplomacia.

Por seu lado, o primeiro-ministro iraquiano confirmou o adiamento da visita devido a um "problema de saúde urgente" do rei Salman.

O comunicado do gabinete de Moustafa al-Kazimi confirma que uma nova data vai ser marcada "o mais rápido possível", já que Kazimi se encontra numa possível missão de mediação entre potências rivais no Golfo.

O iraquiano recebeu o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, em Bagdade, no domingo, e deve deslocar-se a Teerão na terça-feira.

Fechar Menu