>
Madeira

JPP avança com reabilitação dos relógios de água do Caniço

None

Numa iniciativa realizada hoje, dia 18 de Julho, no centro da cidade do Caniço, o secretário-geral do JPP apresentou o projecto de reabilitação patrimonial dos relógios de água do Caniço.

Élvio Sousa sublinhou que "esta obra foi uma promessa do JPP, que está agora a cumprir-se, embora o PSD/CDS tivesse chumbado, na Assembleia Legislativa da Madeira, um projecto de resolução do da nossa autoria que visava preservar este património”.

O secretário-geral do JPP e líder parlamentar da bancada na Assembleia Legislativa da Madeira explicou que “o projecto de reabilitação será coordenado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, com o apoio da Junta de Freguesia do Caniço e sob a orientação técnica do historiador de arte, professor Emanuel Gaspar, acompanhado por uma equipa interdisciplinar".

"O Relógio de Água da Azenha é um imóvel único da arquitectura industrial regional, associada às levadas, tendo o Caniço dois, dos três exemplares da Região", sublinhou, acrescentando que "os vereadores e deputados do JPP contribuíram monetariamente para a aquisição de um candeeiro a óleo que fará, como o original, parte da indumentária do relógio de água, porque entendemos que valorizar com autenticidade é fundamental”.

Élvio Sousa deixou também um apelo a “quem tenha informações e fotografias do original relógio de água, entretanto desaparecido, que entre em contacto com a Câmara Municipal de Santa Cruz ou com a Junta de Freguesia do Caniço.

Fechar Menu