>

Atenção na condução

Quero deixar apenas um alerta por mim e por todos. Aparentemente um dos sintomas do COVID é o esquecimento do código de estrada e perca na capacidade de avaliação do risco.

Os acidentes na estrada são diários ou quase diários, especialmente nas horas de ponta. Na via rápida, por exemplo, além dos excessos de velocidade, são muitos os condutores que 1. Ultrapassam pela direita 2. Retomam a direita ou passam para a fila da esquerda com espaço insuficiente entre os veículos que lá circulam 3. Não usam o pisca 4. Circulam muito devagar na fila da esquerda 5. Não olham para a frente, no sentido que não vêem o que se passa nos 20 ou 30 m à frente 6. Não retomam a direita antecipadamente para as saídas da VR.

Se repararem, todos estes eventos estão relacionados, mas agravam-se quando a avaliação do risco falha. Tudo somado, é acidente certo.

Hoje, só no evento mais recente, estava um veículo na fila da esquerda a tentar ultrapassar uma Canter à direita. Fiz o mesmo, passei para a esquerda, mantendo a distância para o veículo à frente e avançávamos no sentido de realizar a manobra de ultrapassagem. Infelizmente, o veículo à frente não conseguia muito andamento, o que fez que um condutor que, entretanto, chegou na minha traseira passasse para a direita e tentou ultrapassar-nos. Obviamente apanhou o Canter à sua frente, provocando uma grande travagem. Pior, o veículo lento à minha frente, que tentou na primeira instância ultrapassar a Canter sem avaliar se o carro conseguia ou não o andamento necessário, tentou retomar a direita quase se enfaixando entre o Canter e o tal outro que tentou passar pela direita. Não houve acidente por sorte. Um dos carros tinha crianças dentro.

Repare-se no exemplo: temos 1. Condutor que inicia manobra de ultrapassagem sem garantir que a mesma é realizada nas melhores condições 2. Condutor que tenta ultrapassar pela direita. Se esse condutor olhasse 10 metros à frente veria com certeza o Canter e teria percebido que teria de aguardar que o veículo lento acabasse a manobra de ultrapassagem 3. O condutor da frente, confuso com a situação de ver um mercedes à sua direita a travar, guina para a direita tentando colocar-se num espaço de 3 a 4 m entre o Canter e o tal mercedes. Isto a 80km/h, se o Canter travasse era acidente com 3 carros certo.

O assunto ficou resolvido com o veículo inicial a conseguir realizar a ultrapassagem, comigo igualmente a passar o Canter e esse veículo e... nada de mercedes. Tinha já saído da VR. Ou seja, além da manobra perigosa, houve aqui uma grande falta de avaliação de risco! Se o mercedes ia sair da VR nos 400 ou 500m à frente, porquê iniciar uma manobra de ultrapassagem a dois veículos lentos em ambas filas da VR? Não seria melhor manter a direita, se eventualmente chegasse ao Canter era questão de abrandar um pouco (o Canter não vinha assim tão lento) até chegar à saída?

Fechar Menu