>
Mundo

Governador de Nova Iorque ordena transferência de ventiladores para hospitais

Foto EPA
Foto EPA

O governador de Nova Iorque Andrew Cuomo disse hoje que vai ordenar a transferência de ventiladores para hospitais daquele Estado provenientes de outros locais, na sequência do alarmante aumento do número de mortes e hospitalizados pela pandemia de covid-19.

O Estado de Nova Iorque regista até agora o maior aumento de mortes nos EUA, de 562 para 2.935. Cerca de 15.000 pessoas estão hospitalizadas devido à pandemia motivada pelo novo coronavírus.

“Tivemos mais mortes, tivemos mais pessoas enviadas para os hospitais que em qualquer outro dia”, disse em conferência de imprensa no State Capitol, a sede do governo estadual na cidade de Albany.

Devido à crítica escassez de máquinas respiratórias nos hospitais, Cuomo informou que vai assinar uma diretiva que permite ao Estado obter ventiladores e equipamento de proteção provenientes de outras instituições do Estado e que devem ser entregues nos estabelecimentos hospitalares mais necessitados.

Cuomo sublinhou que existem hospitais e outras instituições com ventiladores e equipamentos de proteção e que não estão a utilizar de momento.

“Não vou ficar sem atuar quando há pessoas a morrer e temos várias centenas de ventiladores no nosso próprio Estado e noutros locais”, disse.

O governador de Nova Iorque precisou que os ventiladores vão ser recolhidos e distribuídos por efetivos da Guarda Nacional.

os Estados Unidos, com 6.058 mortos, são o país do mundo que contabiliza mais infetados, 245.573 segundo o último balanço.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Fechar Menu