>
País

AMP aprova alargamento às IPSS de fundo metropolitano de apoio aos hospitais

None

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou hoje o alargamento às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da linha de financiamento criada pelos municípios para apoiar os hospitais da região, no valor de 1,5 milhões de euros.

“A verba de um milhão e meio foi alocada à saúde e às IPSS”, revelou.

Em declarações à Lusa, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, explicou que a proposta, aprovada, na reunião formal que decorreu hoje por videoconferência, mantém para já o valor de 1,5 milhões de euros, definido anteriormente, mas que pode vir a ser reforçado no futuro.

“Ainda estamos, infelizmente, numa fase inicial de tudo isto, pelo que é preciso guardar algumas reservas, porque a situação não vai ficar por aqui”, concluiu.

O alargamento deste fundo às IPSS foi proposto pela presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa reunião informal que decorreu na terça-feira, tendo sido “imediatamente bem recebido”.

À data, Eduardo Vítor Rodrigues referia que “o maior drama, a seguir aos hospitais, são os lares”, salientando que a realidade estará longe dos números conhecidos.

No dia 25 de março, a AMP anunciou que vai alocar 1,5 milhões de euros para a compra de equipamentos que os hospitais que servem os 17 municípios considerem “mais urgentes” no combate à pandemia covid-19.

“Acertámos a afetação de uma verba de 1,5 milhões de euros, valor que vai ser gerido diretamente pela AMP sem a necessidade de uma estrutura burocrática. A verba será para aquilo que vier a ser necessário e identificado por cada um dos hospitais”, explicou à data Eduardo Vítor Rodrigues, adiantando que a verba ficaria formalmente disponível a partir de hoje.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Fechar Menu