5 Sentidos

Constança Entrudo apresenta hoje colecção inspirada na Madeira

O calhau e as cores das plantas e das montanhas da ilha acabaram por marcar a nova colecção de Verão 2021

None

Constança Entrudo participa, uma vez mais, na ModaLisboa. O desfile acontece esta tarde, às 16h30, na Estufa Fria do Parque Eduardo VII, em Lisboa, através de uma instalação artística. A designer volta a fugir ao tradicional desfile de moda e aposta numa apresentação ‘fora da caixa’, através de um labirinto onde as modelos estarão dispersas. “A ideia é que o público descubra as manequins e decifre o labirinto através de um mapa”, explica Constança Entrudo.

Tal como já aconteceu noutras ocasiões, a nova Colecção Primavera/Verão 2021 foi inspirada na Madeira, sobretudo em termos de materiais e de cores. “O calhau inspirou os botões das peças e os tons verdes das plantas e das montanhas, assim como os brancos e cinzentos que pintam o céu, determinaram as cores desta colecção”, refere a designer.

A ideia é que o público descubra as manequins e decifre o labirinto através de um mapa Constança Entrudo, Designer de moda

A aposta pelos labirintos é “uma forma de explorarmos um caminho para encontrarmos um fim. É um jogo pensado para nos perdermos e encontrarmos uma saída”, explica, salienatndo que este trabalho criativo tem ainda uma influência do escultor espanhol Eduardo Chillida, que “também explora esta ideia da sobreposição de caminhos”.

Constança conta ao DIÁRIO que foi no período de quarentena, onde teve mais tempo de reflexão, que se apercebeu o quanto a Madeira influencia o seu trabalho. Recorde-se que a designer é filha de uma madeirense e sempre passou férias na casa da avó materna, na freguesia do Monte, sentindo-se madeirense de coração.

Os labirintos são uma forma de explorarmos um caminho para encontrarmos um fim Constança Entrudo, Designer de Moda

Num formato diferente do habitual, esta edição da ModaLisboa, que arrancou ontem e termina domingo, será realizada ao ar livre, no Parque Eduardo VII, com várias restrições para fazer face à pandemia da Covid-19. O público será reduzido e a organização aposta forte na componente digital, através da transmissão dos desfiles via ‘streaming’ no site da ModaLisboa (modalisboa.pt) ou no Instagram da marca, onde as pessoas podem acompanhar a apresentação desta nova colecção que volta a apostar num estilo alternativo. “É uma continuidade das outras colecções, com peças novas, alguns estampados vêm de outras colecções e há uma adaptação de algumas peças”, destacando os “tops assimétricos feitos à mão”.

Com o patrocínio da Trimalhas, uma fábrica de malhas com uma forte componente de inovação e tecnologia, esta colecção apresenta malhas criadas através de garrafas de plástico reciclado, o que também faz alguma referência à Madeira, ao oceano e ao mar.

Participação na London Fashion Week

Constança Entrudo participou recentemente na edição da London Fashion Week, através de um vídeo feito na Madeira e no Porto Santo.

“Por ser uma edição digital, poderia gravar a minha apresentação em qualquer sítio, mas achei que fazia sentido gravar na Madeira”, explica, referindo que esteve uma semana na Madeira e no Porto Santo, com o apoio da Associação de Promoção da Madeira.

As gravações foram feitas em Setembro na Praia do Seixal, na Praia Formosa e no Hotel Porto Santo, um sítio que lhe inspira muito, e onde está a obra de arquitectura de João Favila, tendo contado com manequins madeirenses.

A participação na London Fashion Week foi uma oportunidade que surgiu do British Fashion Council, uma organização sem fins lucrativos focada no crescimento sustentável da moda britânica na economia global. Foi “uma espécie de prémio” com direito a uma apresentação na semana de moda londrina, onde aproveitou para fazer uma introdução à colecção que será hoje apresentada na ModaLisboa.

Modelo madeirense em destaque

Fátima Lina Rodrigues foi uma das manequins escolhidas por Constança Entrudo para o projecto digital da London Fashion Week gravado na Madeira. A manequim da 4Affection, natural da Tabua, mostra-se “orgulhosa” por este trabalho que acabou por abrir-lhe as portas da ModaLisboa, onde vai participar na instalação artística desta tarde, a convite da designer.

Esta é a primeira oportunidade que Fátima Rodrigues tem na moda nacional, esperando que seja a primeira de muitas. Aluna do segundo ano do curso de jornalismo, está agenciada na Karacter Models, em Lisboa, desde Janeiro deste ano.

A pandemia acabou por estragar-lhe os planos, mas diz que “continua na luta” e mantém vivas as ambições de “participar no Portugal Fashion e nas semanas de moda internacionais, de forma presencial”.

Olha para a pandemia como um entrave que tem cancelado muitos eventos e mudou a vida tal como a conhecíamos, mas acredita que “é preciso aprender a viver com esta realidade”.

Fechar Menu