Madeira

Procissão do Senhor dos Milagres sai hoje à rua em Machico

A maior festa religiosa de Machico celebra-se nos dias 8 e 9 de Outubro; o ponto alto acontece esta noite

None Ver Galeria
Fotos arquivo

Numa ilha conhecida pelos seus coloridos arraiais, a Festa do Senhor dos Milagres destaca-se, no seu tom mais sóbrio, como um momento de fé e tradição, que todos os anos leva a Machico centenas de locais e turistas

O ponto alto - a procissão que leva a imagem do santo desde a capela na Banda de Além até à Igreja Matriz de Machico - acontece esta noite, pelas 20h30.

Neste ano marcado pela pandemia de covid-19, a celebração "irá realizar-se em moldes diferentes dos anos anteriores", conforme já havia sido divulgado pela Diocese do Funchal.

A imagem do Senhor dos Milagres sairá, assim, da capela, pelas 20h30, somente acompanhado pelos pescadores com os archotes, usando as medidas de segurança do distanciamento, máscara e luvas.

As pessoas que tiverem promessas a pagar não poderão acompanhar o Senhor dos Milagres, podendo assistir à passagem da imagem ao longo do percurso, mediante o uso de máscara e cumprimento do distanciamento social.

O percurso será o seguinte: sai da capela, passa a Ponte da Banda d’Além, faz toda a Rua da Árvore até à Rua do Ribeirinho, sobe a Rua do Ribeirinho até ao hipermercado Continente, desce a Rua da Estacada até ao Largo de Nossa Senhora da Conceição, terminando na Igreja Matriz de Machico.

A celebração da missa, presidida pelo bispo D. Nuno Brás, terá lugar depois, pelas 21h30, e terá lotação limitada.

Refira-se ainda que a venda de cera de promessas acontecerá em dois postos, um na igreja e outro junto à Capela dos Milagres, até às 23 horas. Os devotos podem adquirir a cera de promessa e colocá-la nos queimadores junto à capela ou deixá-la onde a adquirirem. 

O uso da máscara é obrigatório por todos os participantes e colaboradores e haverá perímetros de segurança a fim de evitar aglomerações, sobretudo juntos aos postos de venda da cera de promessas, dos queimadores e nos espaços litúrgicos da igreja e capela.

A PSP irá acompanhar todo o evento, de modo a assegurar o cumprimento das regras de segurança. 

Fechar Menu