Coronavírus Madeira

Senhor dos Milagres sairá em Machico somente acompanhado por pescadores

Foto arquivo
Foto arquivo

O Senhor dos Milagres, a maior festa religiosa de Machico, celebrada a 8 e 9 de Outubro "irá realizar-se em moldes diferentes dos anos anteriores, tendo em conta a pandemia covid-19", revelou esta sexta-feira a Diocese do Funchal, de acordo com as informações transmitidas pelo pároco local.

Manuel Ramos explicou, em nota remetida às redacções, que "para a realização da festa foi elaborado um Plano de Contingência COVID-19, em pareceria com os serviços camarários, através do Serviço Municipal Protecção Civil de Machico, em coordenação com a PSP – Esquadra de Machico e a Delegação Saúde Machico, com o suporte externo do IASaúde".

Uma das alterações mais significativas prende-se com a procissão de dia 8: a imagem do Senhor dos Milagres sairá da capela, pelas 20h30, somente acompanhado pelos pescadores com os archotes, usando as medidas de segurança do distanciamento, máscara e luvas.

"As pessoas que tiverem promessas a pagar não poderão acompanhar o Senhor dos Milagres. Devem ficar ao longo do percurso por onde irá passar a imagem. Devem usar máscara e respeitar o distanciamento social", salienta o cónego apelando ao cumprimento das normas de segurança.

"Fazemos um forte apelo no cumprimento da sinaléctica no decorrer da festa".

O percurso será o seguinte: sai da capela, passa a Ponte da Banda d’Além, faz toda a Rua da Árvore até à Rua do Ribeirinho, sobe a Rua do Ribeirinho até ao hipermercado Continente, desce a Rua da Estacada até ao Largo de Nossa Senhora da Conceição, terminando na igreja matriz de Machico.

A celebração da missa, presidida pelo bispo D. Nuno Brás, acontecerá pelas 21h30, com lotação limitada.

A venda de cera de promessas acontecerá em dois postos, um na igreja e outro junto à Capela dos Milagres nos dias 07, 08 e 09 das 09 às 23 horas, sendo que no dia 07 será até as 20 horas. Os devotos podem adquirir a cera de promessa e colocá-la nos queimadores junto à capela ou deixá-la onde a adquirirem. 

O uso da máscara é obrigatório por todos os participantes e colaboradores e haverá perímetros de segurança a fim de evitar aglomerações, sobretudo juntos aos postos de venda da cera de promessas, dos queimadores e nos espaços litúrgicos da igreja e capela. A PSP estará estará também no local "a zelar pelo cumprimento de todas as medidas de segurança".

Na sexta-feira, dia 09 de Outubro, às 16 horas será a celebração da missa na igreja matriz e, pelas 17h30, sairá o Senhor dos Milagres de regresso à capela somente acompanhado pelos pescadores, tal como na véspera.

O percurso de regresso será: sai da igreja, sobe a Rua da Estacada até a Travessa do Ribeirinho, desce a Rua do Ribeirinho até à Rua da Árvore, percorrendo-a até à Ponte Banda d’ Além e termina no Largo do Senhor dos Milagres.

Manuel Ramos pede ainda aos fiéis que "não façam ajuntamentos nos passeios".

"Procurem dispersar-se pelo percurso onde passará o Senhor dos Milagres e daí façam a sua veneração".
Fechar Menu