Cristiano Ronaldo Desporto

Ronaldo em dúvida para duelo ibérico que se joga às 19h45 em Alvalade

Se subir mais logo ao relvado, Pepe torna-se no defesa mais internacional de sempre da selecção portuguesa, aos 37 anos

None
Foto AFP

Portugal recebe hoje a Espanha, naquele que será o 40.º confronto num longo historial entre as duas selecções ibéricas, que dura há quase 100 anos, embora o particular no Estádio José Alvalade, em Lisboa, deverá ter algumas ausências.

As duas equipas encontram-se quando estão numa altura crucial da fase de grupos da Liga das Nações e, por isso, tanto Fernando Santos como Luís Enrique deverão poupar alguns jogadores, já que têm dois jogos importantes para essa competição neste início de Outubro.

Do lado de Portugal, figuras como Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Pepe poderão ser poupadas, embora o central do FC Porto, caso seja utilizado, alcança uma marca importante.

Pepe mais internacional 

Se subir ao relvado de Alvalade, Pepe, aos 37 anos, torna-se no defesa mais internacional de sempre da selecção portuguesa, com 111 jogos, e ultrapassa o registo de Fernando Couto.

Por seu lado, o guarda-redes Rui Silva, o defesa Rúben Semedo e o avançado Daniel Podence poderão alcançar a sua primeira internacionalização, assim como o lateral-esquerdo Nuno Sequeira, chamado para colmatar a ausência de Mário Rui, impossibilitado de viajar devido a restrições com a pandemia da covid-19 em Itália, e o central Domingos Duarte, que rendeu José Fonte, infectado com o novo coronavírus.

Espanha parte em vantagem

Em 39 duelos (o primeiro está registado em 1921), Portugal tem um registo bastante negativo, com apenas oito triunfos, aos que se juntam 14 empates e 17 derrotas. O último embate aconteceu na fase de grupos do Mundial2018, em Sochi, na Rússia, e terminou numa igualdade (3-3), com um 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo.

Depois do confronto ibérico, os campeões europeus defrontam a França, no domingo, no Stade de France, e recebem a Suécia, no dia 14, novamente na 'casa' do Sporting, em jogos a contar para a Liga das Nações.

Portugal-Espanha com 2.500 adeptos

Este encontro vai também vai servir de teste fora do relvado, depois de ter sido autorizada a ocupação de 5% da lotação do estádio com público, em plena pandemia da covid-19.

Os 2.500 bilhetes para o Portugal-Espanha foram distribuídos através da Internet e todos os adeptos estão "devidamente identificados", explicou ontem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Numa nota publicada no seu site oficial, o organismo esclareceu que todos os bilhetes foram destinados "a adeptos do clube de fãs das 'seleções Portugal +', parceiros e família do futebol".

"Foram distribuídos, via on-line, 2.500 bilhetes para a partida. Os ingressos são nominais, isto é, cada adepto está devidamente identificado, pois a cada bilhete corresponde um email com os respetivos contactos de quem estará no estádio", lê-se no sítio da FPF.

O organismo confirmou que será obrigatório o uso permanente de máscara e que estarão disponíveis vários pontos de higienização das mãos nas entradas do estádio, em que será feito o controlo da temperatura de cada adepto.

"Os lugares foram atribuídos com distanciamento físico. Foram desenhados perímetros de circulação bem definidos, com sinalética abundante e clara. A entrada dos espetadores será efetuada por várias portas, respeitando o distanciamento físico", acrescentou a FPF.

As portas do Estádio José Alvalade, em Lisboa, abrem a partir das 18 horas.

O particular Portugal-Espanha está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do italiano Paolo Valeri.

Fechar Menu