Madeira

Campanha de vacinação já beneficiou 110 animais de companhia

Seguem-se agora campanhas na freguesia do Jardim da Serra a 17 de Outubro e na freguesia da Quinta Grande a 14 de Novembro

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A campanha 'Causa Animal', promovida anualmente pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos para a vacinação e identificação electrónica de animais de companhia, já beneficiou 110 animais.

Três das acções já foram realizadas nas freguesias de Câmara de Lobos, Curral das Freiras e Estreito, seguindo-se agora campanhas na freguesia do Jardim da Serra a 17 de Outubro e na freguesia da Quinta Grande a 14 de Novembro.

Atendendo às medidas de contingência decorrentes da covid-19, esta acção estará limitada ao máximo de 21 animais por cada dia de campanha. Os donos de cães ou gatos interessados deverão contactar os serviços da autarquia, através do site oficial e preencher o formulário de registo. Mediante as inscrições, a autarquia irá agendar horários específicos para a vacinação de cada animal, para garantir os necessários distanciamentos sociais.

A vacinação e/ou identificação electrónica dos animais terá o apoio técnico e veterinário da SPAD e terá um custo variável, no máximo de 23 euros por animal, valor que contempla o custo da vacinação antirrábica (5 euros), boletim sanitário (1 euro), identificação eletrónica (13 euros), desparasitação interna (1 euro) e registo no SIAC (3 euros).

Segundo o vereador Leonel Correia da Silva, com o pelouro do ambiente, a campanha, iniciada em 2016 em parceria com as juntas de freguesia do concelho, tem ajudado inúmeras famílias na vacinação dos seus animais.

A procura tem sido elevada, o que demonstra que as ações de sensibilização levadas a cabo pela autarquia têm resultado e que as pessoas estão cada vez mais conscientes das suas responsabilidades

Em relação à problemática dos animais errantes, o autarca refere que a autarquia tem, neste momento, à sua guarda cerca de centena e meia de canídeos, tendo já concretizado aproximadamente 80 adoções.

“Todos os animais errantes recolhidos no município de Câmara de Lobos encontram-se à guarda da SPAD. Os animais estão a ser devidamente tratados podendo ser adotados a qualquer momento, sem qualquer custo para os interessados”, concluiu.

Fechar Menu