Madeira

Campanha de vacinação contra a gripe arranca hoje nos centros de saúde e lares

Neste ano, devido à Covid 19, a vacinação contra a gripe começa mais cedo

None

A vacinação é gratuita para os grupos-alvo

Arranca hoje a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe para época gripal 2020/2021. A segunda fase começa de hoje a três semanas, a 19 de Outubro.

Como é explicado na circular normativa do IASAÚDE 35/2020, esta primeira fase destina-se à vacinação de pessoas em contexto específico: profissionais de saúde do próprio SESARAM; profissionais e residentes/utentes em ‘estabelecimentos de respostas socais; profissionais e utentes da Rede de Cuidados Continuados Integrados e grávidas.

Na segunda fase, serão vacinadas as pessoas dos grupos-alvo da vacinação não integrados na primeira fase, incluindo as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

As pessoas incluídas nos grupos-alvo da vacinação têm gratuita. Ainda assim, é melhor contactar os centros de saúde primeiro, porque são eles quem vai divulgar localmente os horários de vacinação e as áreas dedicadas.

O IASAÚDE recomenda “fortemente” a vacinação a: Pessoas com idade igual ou superior 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos, com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores e pessoas em contextos específicos, como os residentes em lares e trabalhadores domiciliários.

A vacinação é aconselhada a pessoas com mãos de 65 anos.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas tetravalentes contra a gripe na época 2020-2021, no Hemisfério Norte, incluem:

- A/Guandong-Maonan/SWL 1536/2019; A (H1N1)pdm09

- A/Hong Kong/2671/2019; A(H3N2)

- B/Washington/02/2019; B/Victoria

- B/Phuket/3073/2013; B/Yamagata

A vacinação para pessoa não incluídas nos grupos-alvo da vacinação gratuita, pode ser realizada mediante compra na farmácia de oficina (comunidade), com prescrição médica. Essas vacina têm uma comparticipação de 37%.

Fechar Menu