Madeira

Aposta nas medidas promotoras da qualidade de vida da população idosa

Augusta Aguiar esteve hoje no 20.º aniversário do Lar Adventista para Pessoas Idosas do Funchal

None

A secretária regional da Inclusão Social e Cidadania defendeu ser necessário "continuar a apostar em medidas promotoras da qualidade de vida da população idosa”. Augusta Aguiar participou, esta manhã, nas comemorações do 20.º aniversário do Lar Adventista para Pessoas Idosas do Funchal – LAPI.

A governante fez questão de frisar a atenção que a população idosa merece. "A valorização e protecção da população idosa constitui um objectivo estratégico deste executivo, e isso tem sido patente nas medidas e objectivos estratégicos do programa do Governo, que incluem, entre outras medidas, o Programa Regional para o Envelhecimento Activo, o apoio domiciliário aos idosos, a criação de centros de noite, a promoção e implementação do estatuto do cuidador informal", ressalvou.

Augusta Aguiar deixou uma palavra de apreço à direcção e a todos os funcionários do LAPI “pela forma célere e rigorosa com que implementaram, desde a primeira hora, as medidas de contenção da disseminação da covid-19, no actual contexto de pandemia". Na ocasião, referiu que "a população idosa, pela sua maior vulnerabilidade, foi sempre alvo da maior atenção por parte do Governo Regional, que tomou todas as medidas preventivas necessárias para a sua protecção". "E só com um trabalho em rede e articulado entre a área da Saúde e a área Social, quer oficial quer em cooperação com as IPSS e outras entidades da economia social, é que tem sido possível ter, na presente data, zero infecções pela covid-19 nos nossos lares e outras valências sociais para pessoas idosas", afirmou a governante.

O Lar Adventista para Pessoas Idosas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estruturas em Vila Nova de Gaia, Leiria, Salvaterra de Magos e Funchal, que disponibiliza respostas sociais de Centro de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Cantinas Sociais, para aproximadamente 350 utentes. Na Madeira, o Lar conta com 16 utentes e o Centro de Dia com 25 utentes.

A secretária regional terminou a sua intervenção com o compromisso de que o Governo Regional continuará a apoiar as IPSS. "As IPSS são parceiras privilegiadas do Governo Regional no projecto comum de uma sociedade mais solidária e coesa”, concluiu Augusta Aguiar.

Fechar Menu