Bernardino Andrade é o fundador do grupo ‘Gente Ajudando Gente’, um projecto que vai ao encontro dos mais frágeis e excluídos.
Madeira

Entrevista com padre Andrade motiva gesto solidário além-fronteiras

No passado dia 20 de Setembro, o DIÁRIO entrevistou o ‘pastor dos pobres’ e fundador do projecto ‘Gente Ajudando Gente’, o padre Bernardino Andrade. O artigo tocou o coração do alemão Bruno Heiss, que resolveu contribuir com um donativo. Uma história para ler na íntegra na rubrica ‘Final Feliz’ da edição impressa do DIÁRIO desta sexta-feira, 2 de Outubro

Ao longo dos seus 55 anos de sacerdócio – 42 dos quais nos Estados Unidos e outros 9 em Moçambique – o padre Bernardino Andrade, natural da Ponta do Sol, tem-se batido pela causa dos pobres, pugnando por uma sociedade menos indiferente e por uma Igreja mais aberta ao mundo.

“Dizem que Jesus veio salvar as almas. Jesus veio salvar pessoas (…) Quando nós rezamos devemos rezar com a Bíblia numa mão e o jornal na outra. Trazer para dentro da Igreja os problemas do mundo e levar a Igreja para o mundo. Não é à parte, é misturada com o mundo”

Em 2010, fundou o grupo ‘Gente Ajudando Gente’, uma associação que dá resposta àqueles que a “burocracia” exclui do circuito ‘normal’ das instituições de solidariedade social e que, neste momento, apoia entre 50 a 60 famílias na regularização do passe, da renda da casa e na aquisição medicamentos.

“Nunca pensei que o grupo ‘Gente Ajudando Gente’ ia ser uma Associação. É uma maneira de viver (…) Nós nunca mandamos ninguém embora. O nosso ponto de referência é sempre aliviar o sofrimento da pessoa. Não é ouvir recados ou piadas… Se está a sofrer e precisa de ajuda, é agora que vamos ajudá-la”

Foi sobre este projecto que concedeu uma entrevista ao DIÁRIO, onde deixou vários alertas sobre as situações de pobreza ‘escondida’ que existem na Região.

“Numa ilha turística, tão bonita, não se pode falar de pobreza (…) os ‘pedintes da Sé’ dão má imagem à Madeira. A pobreza é um tabu. Hoje já se pode falar de sexo – na televisão e tudo – mas de pobreza não”

Para ler mais sobre a missão de vida do padre Bernardino descarregue aqui a entrevista publicada na edição impressa de 20 de Setembro:

Pode ainda contribuir para apoiar esta associação através da conta solidária criada para o efeito ou via PayPal:

  • NOME NA CONTA: Associacao Gente Ajudando Gente
  • BANCO: Banco Santander Totta
  • CONTA NÚMBERO: 0003 4938 1759020
  • IBAN: PT50 0018 0003 49381759020 94 
  • SWIFT: TOTAPTPL
  • NIB: 0018 0003 49381759020 94
  • MORADA DO BANCO: Caminho de Santa Quiteria 46-A, Funchal 9020-119, Madeira, Portugal
  • ENDEREÇO DO PAYPAL: [email protected]

Fechar Menu