Madeira

CDS diz que "não houve um aumento da criminalidade na Região", mas sim do "sentimento de insegurança"

None
Foto Lusa

O líder parlamentar do CDS-PP, na Assembleia Legislativa da Madeira, António Lopes da Fonseca, reuniu, esta quinta-feira, dia 1 de Outubro, com o Comandante Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP), o superintendente Luís Simões.

Em declarações proferidas esta manhã, no Comando Regional da PSP da Madeira, o centrista tranquilizou os madeirenses relativamente à acção das forças policiais na Madeira.

De acordo com Lopes da Fonseca, os dados estatísticos apontam que "não há aumento na criminalidade". "Pelo contrário", refere que "a criminalidade geral desceu 10% e na criminalidade violenta houve uma redução de 17% dos casos registados".

"Neste sentido, é perceptível que houve um aumento sim, mas apenas no que toca ao sentimento de insegurança por parte da população", vincou.

"Muito por causa da pandemia, o aumento da insegurança por parte da população aumentou. Há uma maior percepção destes problemas como a pobreza, a exclusão social e os problema de saúde mental porque estas pessoas estão mais na rua, mais expostas e nota-se mais a sua presença".

Numa outra nota, sublinhou que, pelo que foi transmitido ao CDS pelo Comandante da PSP, "existem situações que acontecem como a pobreza, a exclusão social, os problemas de saúde mental e o problema das dependências, onde a solução dessas mesmas situações não passa exclusivamente pela PSP". 

"O CDS considera que a PSP poderá ser integrada numa solução que possa fazer face a estas situações, se se integrarem membros das autarquias, membros do Governo Regional e membros de instituições". 

Nesta reunião, o Grupo Parlamentar do CDS registou ainda com agrado "que há indicadores de que a PSP vai ter os seus projectos de várias esquadras em vários concelhos, nomeadamente nos concelhos de Machico, Santa Cruz, Ponta do Sol".

No que toca a logística, nota que "a PSP está a ter o acompanhamento devido por parte das autoridades nacionais".

"O que nós queremos é que a nossa Polícia Pública, na Região, tenha os mesmos meios que a polícia tem no continente. Damos como exemplo o radar digital que foi um dos grandes investimentos feitos na região, o qual consideramos importante. Bem como a aquisição de cerca de 10 viaturas que vão chegar à Madeira até o final do ano".
Fechar Menu