None
Eleições Presidenciais Madeira

Quem vota em Ana Gomes?

Carlos Pereira antecipou-se ao PS-Madeira e já disse que está "frontalmente contra" a congénere socialista

A diplomata e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes confirmou hoje que vai ser candidata a Presidente da República. A sua candidatura será publicamente apresentada na quinta-feira, dia 10 de Setembro, mas as reacções dos quadrantes políticos madeirenses já começaram a surgir

Ana Gomes é candidata à Presidência da República

A diplomata e ex-eurodeputada socialista apresenta publicamente a candidatura esta quinta-feira

Agência Lusa , 08 Setembro 2020 - 08:41

"Não voto em Ana Gomes"

O primeiro a reagir ao anúncio foi precisamente o socialista Carlos Pereira. O deputado do PS-Madeira à Assembleia da República recorreu às redes sociais, para atestar publicamente que não votará em Ana Gomes.

Trata-se, conforme o próprio vinca, de uma intenção pessoal, que antecede a tomada de posição 'oficial' por parte da direcção do PS-Madeira.

Questionado pelo DIÁRIO sobre se esta recusa em votar em Ana Gomes se traduzia num apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Pereira sublinha que "não disse isso", observando que o actual Presidente da República ainda não oficializou a recandidatura, apesar da mesma ser tida como certa.

"Simplesmente reagi a uma candidatura que já está formalizada, que eu saiba a do Marcelo ainda nem está. Obviamente vai fazê-lo, mas não está e o Partido Socialista também ainda não tomou posição (...) eu simplesmente assumo que, no caso da Ana Gomes, estou frontalmente contra".

Ana Gomes é o quinto nome na corrida a Belém. Junta-se a André Ventura, do Chega, a Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, a Tiago Mayan Gonçalves, da Inciativa Liberal, e a Bruno Fialho do Partido Democrático Republicano.

A ex-eurodeputada socialista colocou pela primeira vez como hipótese de candidatar-se no passado dia 17 de Maio, na SIC Notícias, dizendo que iria reflectir sobre esse passo, embora não ambicionasse ser candidata. A notícia da candidatura foi avançada, esta terça-feira, pelo jornal Público, a quem a ex-dirigente socialista declarou: "Serei candidata".

Enquanto militante socialista, criticou António Costa por ter assumido uma posição sobre as presidenciais na qualidade de primeiro-ministro.

Dentro do PS, a nível nacional, a candidatura de Ana Gomes recebeu já o apoio do antigo líder parlamentar e ex-eurodeputado socialista Francisco Assis, e do líder da tendência minoritária dentro da Comissão Política do PS, Daniel Adrião.

Fechar Menu