Madeira

Plano Municipal de Emergência do Funchal aprovado por unanimidade

Uma das principais novidades é a introdução de orientações de resposta a cenários de pandemia.

None

A Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje, por unanimidade, a 2.ª Revisão do Plano Municipal de Emergência. Na sessão que decorreu esta tarde foi também aprovada a Versão Preliminar do Plano de Emergência Externo da Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos, desenvolvido pela primeira vez no concelho.

De acordo com a autarquia, os planos em causa serão agora enviados para publicação em Diário da República, após a qual terá início o período de Consulta Pública. Entre as principais novidades, conta-se a introdução de orientações de resposta a cenários de pandemia.

Miguel Silva Gouveia considerou tratarem-se de “dois documentos muito importantes para a realidade do concelho, em nome da segurança de pessoas e bens. A Protecção Civil Municipal, que teve a equipa reforçada no ano passado com novos recursos humanos, desenvolveu aqui um excelente trabalho para o presente e futuro do Funchal, que esperamos possa também vir a ser complementado pelos cidadãos e empresas, enquanto decorrer a Consulta Pública.”

"O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Funchal é um plano de âmbito geral, que foi elaborado para enfrentar a generalidade das situações de emergência decorrentes de um acidente grave ou catástrofe que se admitem para o âmbito territorial e administrativo do Município. Este tem o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as acções necessárias à resposta, adoptando medidas que atenuem os efeitos dos danos humanos e materiais das ocorrências", explica a Câmara do Funchal, através de comunicado.

Na ocasião, o presidente elogiou a acção de todas as forças envolvidas na resposta ao incêndio do Monte. “Esta revisão do Plano Municipal de Emergência vai optimizar a colaboração das várias entidades intervenientes na resposta a estas situações, garantindo a mobilização mais rápida dos meios e recursos afectos ao plano e uma maior eficácia e eficiência na execução das ordens e procedimentos previamente definidos".

O Plano de Emergência Externo da Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos complementa o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Funchal, aplicando-se, em particular, à área envolvente das instalações em causa. Miguel Silva Gouveia enaltece, por fim, o facto de “este plano ser elaborado pela primeira vez no concelho, numa etapa muito importante no sentido de estarmos capacitados para responder, no futuro, a qualquer tipo de eventualidades na infraestrutura em causa, garantindo, acima de tudo, a protecção da população".

Fechar Menu