Madeira

NÓS, Cidadãos! questiona Governo Regional sobre regresso às aulas em segurança

None

Através de comunicado de imprensa, o NÓS, Cidadãos! questiona o Governo Regional sobre como se processará o regresso ao trabalho presencial nas escolas, num momento de crescimento da pandemia. O partido espera que o executivo regional "não tenha desperdiçado algum deste tempo – e em particular o mês de Agosto – para combater eficazmente a covid-19 e preparar a 'reentré' escolar".

Eis as questões lançadas pelo partido:

"1. Por que razão o regresso dos alunos à escola não é feito de forma faseada e mais espaçada no tempo, primeiro o 1º ciclo, depois o 2º e 3º ciclo, e um pouco mais tarde o ensino secundário?

2. Quer nas escolas do ensino básico, como no secundário, está garantida a regra que prescreve nas salas de aula um distanciamento físico de pelo menos 1 metro?

3. Foram, este ano, contratados mais assistentes operacionais para as escolas para se assegurar a limpeza e higienização dos espaços, que deve ser frequente e com produtos adequados?

4. Existiu algum reforço nos orçamentos das escolas da Região, para estas puderem adquirir equipamentos de protecção individual e mais produtos de desinfecção e de higienização para os seus espaços interiores e assim se conter a propagação do novo coronavírus?

5. Os horários dos alunos foram elaborados e organizados para que as turmas funcionem em turnos de meio-dia, sempre na mesma sala, com lugar fixo e horas de almoço desfasadas, de preferência em espaços amplos?

6. Estão as escolas autorizadas a realizar cerimónias de abertura do novo ano lectivo, com pais dos alunos e atenderem os encarregados de educação em reuniões agendadas para tratar de determinados assuntos? 7. Porquê apenas realizar testes PCR à COVID-19 nos professores, quando alunos (em família) e outros funcionários das escolas também saíram da Região durante o período de férias? Por acaso, no norte e sul do país não foi a infecção de alunos que determinou o encerramento de algumas escolas?

8. Que medidas devem ser adoptadas pelas escolas no caso de ser diagnostico a algum aluno a COVID-19? Qual o procedimento de segurança a seguir em caso de contágio numa escola? A existência de um caso numa escola determinará o seu encerramento ou apenas o isolamento profilático da turma do aluno?

9. Quantos equipamentos informáticos a Secretaria Regional da Educação já adquiriu na eventualidade de algumas escolas, ou melhor, alunos e professores terem de voltar ao sistema das aulas à distância?".

Fechar Menu