Madeira

Vinhos, Bordado e artesanato em destaque na Festa do Vinho e da Flor 2020

None

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) promove várias iniciativas no âmbito da Festa do Vinho e da Flor 2020, com vista à divulgação dos produtos regionais, com particular destaque para os vinhos da Madeira, Bordado da Madeira e artesanato regional.

Assim - conforme o programa já divulgado na passada segunda-feira -, de 3 até 27 de Setembro, o IVBAM marcará presença neste evento com dois espaços expositivos/promocionais, cujas entradas são livres:

Festa da Flor e do Vinho Madeira com capacidade de público de 8.850 lugares

A edição 2020 da Festa da Flor realiza-se, excepcionalmente, de 3 a 27 de Setembro

Erica Franco , 31 Agosto 2020 - 16:28

Pavilhão dos Vinhos da Madeira 

 Integrado no 'Madeira Wine Lounge' na Praça do Povo da Avenida do Mar

  • 2.ª a 5.ª feira - 18 às 23 horas e 6.ª feira - 18 às 24 horas
  • Sábado 15 às 24 horas e domingo das 15 às 23 horas

Este espaço tem como objectivo dar a conhecer aos turistas e madeirenses, a Região Vitícola da RAM, permitindo aprofundar os conhecimentos sobre o Vinho Madeira e os Vinhos com DOP 'Madeirense' e IGP 'Terras Madeirenses' (Brancos, Tintos e Rosés) e Espumantes de Qualidade da Madeira, desde o cultivo ao engarrafamento. Serão vários os temas em destaque: sistemas de condução da vinha; região vitícola; principais castas; métodos de produção/envelhecimento; aromas; cores;  tipos e estilos de vinhos. Será ainda incluída uma exposição fotográfica sobre o tema da paisagem vitícola da Madeira, intitulada 'Terroir da Madeira', da autoria do arquitecto David Oliveira.

A componente didáctica e interactiva estará presente, todos os dias pelas 18h30, através da realização de cinco 'Masterclass' e seis 'Conversas' sobre os Vinhos da Madeira, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar vinhos de diversos produtores. Neste âmbito está ainda prevista a realização de seis provas de cocktails com Vinho Madeira, com a colaboração da Associação de Barmens da Madeira.

Os Vinhos da Madeira poderão ainda ser degustados junto dos balcões dos produtores de Vinhos da Madeira que marcarão presença no 'Madeira Wine Lounge'.

Pavilhão do Bordado da Madeira e Artesanato Regional

Placa Central da Av. Arriaga (em frente à Sé Catedral)

  • Todos os dias das 10 às 19 horas

O Bordado da Madeira e o artesanato regional contará com um pavilhão expositivo, com venda ao público, no qual estarão presentes três empresas de Bordado Madeira e cerca de 32 artesãos madeirenses, em sistema de rotatividade.

Os artesãos estarão representados em nove turnos distintos, sendo que cada turno integra quatro artesãos das mais diversas áreas, tais como: Miniaturas; Bonecos de Pano; Artigos de Renda; Azulejaria; Cerâmica; Bijuteria; Marcenaria; Artigos de Malha; Brinquedos, entre outros.

"Com esta presença o IVBAM, IP-RAM pretende facultar a possibilidade aos Industriais e Artífices de promoverem os seus produtos bem como as suas artes e ofícios, demonstrando assim a qualidade, versatilidade e originalidade, quer do Bordado da Madeira, quer do Artesanato Regional"

Refira-se que estas acções promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, no âmbito dos projectos promocionais do Vinho Madeira e Bordado Madeira e Artesanato Regional, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

Fechar Menu