País

Colesterol é “inimigo silencioso da saúde cardiovascular”

O alerta é da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

None

No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Amgen Biofarmacêutica lançam uma campanha sob o mote ‘Enfarte: o Colesterol pode dar o alerta’, para sensibilizar a população portuguesa para o impacto do colesterol elevado no risco aumentado das doenças cardiovasculares, nomeadamente o enfarte.

O colesterol elevado é um dos principais factores de risco modificáveis nas doenças das cardiovasculares, pelo que a SPC vai lançar uma campanha digital com a colaboração de influenciadores digitais e um vídeo de sensibilização em parceria com os Cinemas NOS, de 1 a 7 de Outubro. Esta campanha visa alertar para a importância de vigiar os níveis de colesterol, a saúde cardiovascular e prevenir estas patologias através da adopção de uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

Victor Gil, presidente da SPC, recorda que o colesterol elevado é um “inimigo silencioso da saúde cardiovascular” e quando ocorrem desequilíbrios entre os níveis dos dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, dá-se a “acumulação de depósitos de gordura nas artérias, o que, ao longo do tempo, leva ao seu progressivo estreitamento resultando no bloqueio do fluxo sanguíneo, originando doença cardíaca ou cerebral”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 63,3% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos apresentam níveis elevados de colesterol. Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,5% das mortes, sendo que o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia. Ter o colesterol muito elevado pode significar estar em risco iminente de sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC).

O Diretor-Geral da Amgen, Tiago Amieiro, revela que através desta acção de sensibilização, a ideia é “alertar a sociedade portuguesa para os perigos do colesterol elevado e para o risco cardiovascular que a falta de controlo deste representa, contribuindo para o reforço da importância de vigiar os níveis de colesterol e falar com o médico sobre os riscos cardiovasculares”.

Anualmente morrem cerca de 33 mil pessoas devido a doenças cardiovasculares que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, representando cerca de um terço de todos os óbitos.

Fechar Menu