Madeira

Travessia da Madeira em bicicleta assinala ‘Dia Europeu Sem Carros’

None

A travessia em bicicleta da ilha da Madeira de ponta a ponta, pelas estradas regionais e com passagem por três áreas protegidas (Ponta de S. Lourenço, Cabo Girão e Ponta do Pargo) foi a forma que o Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED) encontrou para marcar o 20.º aniversário do ‘Dia Europeu Sem Carros’.

De acordo com uma nota divulgada pelo organismo gerido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, o percurso teve a sua partida junto à Ponta de São Lourenço, seguindo por estradas regionais até ao Cabo Girão, onde actualmente se encontra uma equipa do Núcleo de Estudos e Projectos da Associação Insular de Geografia, em trabalhos de monitorização, no âmbito do “GIRO – Projecto de valorização da Área Protegida do Cabo Girão”. O trajecto continuou para oeste até se alcançar a mais recente área protegida da RAM, na Ponta do Pargo. No total foram cumpridos 97 quilómetros, num percurso feito em 7 horas e 56 minutos.

Com esta travessia, para além da promoção de uma mobilidade sustentável com emissões zero, o CIED Madeira procurou alertar para a importância da consolidação das áreas protegidas, recordando que, nos últimos anos, houve um aumento do número e da extensão de áreas protegidas a nível europeu, nomeadamente por via da expansão da Rede Natura 2000 (principal instrumento para a conservação da natureza na UE) e que, a Região tem acompanhado esta tendência, na defesa de espaços naturais que se tornam decisivos para a estratégia de desenvolvimento regional, sendo que, dois terços do território estão identificados como área protegida, dotado de regimes de protecção e vigilância específicos.

Já decorreram 20 anos desde o lançamento da iniciativa “Dia Europeu sem Carros”, a que se seguiu, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade durante a “Semana Verde”, em Bruxelas, pela comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia.

No seguimento deste evento, anualmente de 16 a 22 de Setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de usufruir de uma semana de iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade.

Em 2020, o tema da Semana Europeia da Mobilidade é 'Emissões Zero, Mobilidade para todos'. Este tema reflecte os objectivos de tornar a Europa o primeiro continente neutro em termos de emissões de carbono até ao ano 2050, conforme anunciado por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, aquando da apresentação do Pacto Ecológico Europeu.

Fechar Menu