País

Plásticos encontrados em praias portuguesas em exposição no Porto

None
Foto DR

A exposição 'Monstros Marinhos' leva a partir de terça-feira, à reitoria da Universidade do Porto, um infinito número de esculturas que, feitas com plásticos recolhidos de praias portuguesas, visam consciencializar para a adoção de "comportamentos ambientalmente responsáveis".

Cotonetes, palhinhas, aplicadores de tampões, tampas, frascos e os típicos martelos da noite de São João são alguns dos objetos que, recolhidos das praias portuguesas, compõem uma vasta série de esculturas da exposição 'Monstros Marinhos', do artista Ricardo Nicolau de Almeida.

Mas não só: por lá também será possível encontrar caixas de grades de cerveja, baldes do lixo, redes de pesca, reservatórios de aspiradores e um arsenal de objetos feitos de plástico, revelou hoje, em declarações à Lusa, o curador da exposição, José Teixeira.

A exposição, organizada no âmbito das comemorações do 20.º aniversário do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e da Campanha 'Ocean Action', retrata em quatro diferentes dimensões "este admirável novo normal, em que o plástico passou a fazer parte integrante dos ecossistemas aquáticos".

Na reitoria da Universidade do Porto, criaturas imaginárias, coloridas e assustadoras como um "polvo gigante e anémonas" retratam "o que se está a criar no oceano e a pôr em perigo as diferentes espécies que lá habitam".

Noutra ala da reitoria, a 'Sala dos Idiotas' ironiza a "alarmante situação" com um conjunto de figuras e máscaras humanas.

Do macro ao microplástico, o artista compila um "sem número de pequenas instalações de cariz museológico" para, através da cor, forma, repetição e quantidade de diferentes objetos de uso diário, alertar para um "problema de dimensões alarmantes", uma vez que "cerca de 10 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano por ano".

"A exposição utiliza os materiais que mais aparecem nos oceanos e nas praias para mostrar o absurdo que é o nosso comportamento", salientou o curador.

O responsável acrescentou que o objetivo da exposição é "incentivar a uma reflexão crítica profunda sobre o nosso contributo para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientais mais responsáveis".

'Monstros Marinhos' vai ficar instalada na reitoria da Universidade do Porto até ao final do ano.

Fechar Menu