Madeira

A transformação da Barreirinha desde 1933

'Antes e depois' vai esta quarta-feira até ao Largo do Socorro

None

Passaram-se quase 100 anos desde que este registo, cuja autoria pertence à Photographia Vicentes, foi capturado. Estávamos em 1933 e o Largo do Socorro, bem como a praia da Barreirinha, já eram um dos pontos de passagem das gentes que habitavam na Zona Velha da cidade, mas não só.

Recorrendo a documentos que estão disponíveis no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), podemos também constatar que entre 1921 e 1962, a Câmara Municipal do Funchal projectou o complexo balnear deste local.

As peças escritas e desenhadas são relativas a vários projectos e estudos para obras e intervenções na praia da Barreirinha, designadamente, a construção de um recinto destinado a praia de banhos, construção de uma esplanada, cabines, WCs e lavabos, um trampolim e escadaria. Estes documentos incluem perto de 300 desenhos relativos ao complexo, ao miradouro no Largo do Socorro e às plantas do mesmo largo.

Entretanto, a obra fez-se, mas já em pleno século XX e devido ao mau tempo, que fustigou fortemente a ilha em Fevereiro de 2010, o complexo da Barreirinha foi alvo de obras de requalificação e teve de 'prescindir' da piscina.

Fechar Menu