Madeira

CDU alerta para carência de água de rega nas zonas altas de Santa Cruz

None

A CDU desenvolveu este sábado, 8 de Agosto, uma iniciativa política, no sítio da Lombada, em Santa Cruz, onde António Jardim abordou o problema da falta de água de rega nas zonas altas do concelho.

“A CDU esteve hoje em contacto com as populações do concelho de Santa Cruz, onde verificamos que existem graves problemas em relação à carência de água de rega. No sítio do Salão, Lombada, Palmeira e Regadinhas, os regantes queixam-se da falta de água para regar os seus terrenos agrícolas. Esta situação é de extrema preocupação, pois os agricultores têm dificuldades de produção, devido aos terrenos secos e à falta de água que existe nestas localidades das zonas altas da freguesia de Santa Cruz",  expôs o dirigente comunista.

António Jardim explica que a água que chega a estes regantes é proveniente da Levada dos Tornos, comumente conhecida como 'Levada Grande', que transporta água às populações de Gaula e, por isso, "quando chega às zonas altas de Santa Cruz já vem sem força e quase sem caudal nenhum".

Recorda ainda que a levada que distribuía a água de rega pelas zonas altas de Santa Cruz, era a levada da Roda, que em 2017 foi desviada devido a uma derrocada.

Neste sentido, considera "fundamental que a Câmara Municipal de Santa Cruz em articulação com o Governo Regional, mais especificamente com a Águas e Resíduos da Madeira, possam rapidamente resolver esta situação deveras danosa para os agricultores que regam os seus terrenos agrícolas nas zonas altas de Santa Cruz”.

Fechar Menu