Mundo

Porto moçambicano diz que proíbe descarga de nitrato de amónioa granel

Navio que transportava carga que poderá ter provocado as explosões no porto de Beirute tinha como destino Moçambique.

None
Foto EPA

A empresa gestora do porto moçambicano da Beira esclareceu hoje que proíbe descargas a granel de nitrato de amónio nas suas instalações, reiterando que desconhecia a operação de um navio cuja carga poderá ter provocado explosões no Líbano.

"No caso concreto do Porto da Beira, é expressamente proibida a descarga a granel e o seu acondicionamento em armazéns do operador portuário", lê-se numa nota de esclarecimento da Cornelder distribuída hoje à comunicação social.

Neste documento, a empresa reitera que não teve conhecimento que o navio que transportava 2.750 toneladas de nitrato de amónio, carga que poderá ter provocado as explosões no porto de Beirute, na terça-feira, tinha como destino Moçambique.

Uma fonte da Agência de Navegação do Ministério da Economia da Geórgia confirmou na quarta-feira à EFE que o navio que transportava nitrato de amónio tinha como destino Moçambique, mas terá atracado no porto de Beirute devido a problemas mecânicos, tendo a carga sido confiscada e armazenada por vários anos na capital libanesa.

"Esta carga mantida em Beirute deixou o porto de Batumi para Moçambique [Porto da Beira] a bordo do cargueiro 'Rhosus', com a bandeira da Moldávia", declarou um representante da Agência de Navegação do Ministério da Economia da Geórgia, acrescentando que "o transporte de carga, seu processamento e armazenamento são prerrogativas do país recetor e não do país exportador".

Na quarta-feira, a Lusa contactou também o Ministério dos Transportes e Comunicações moçambicano, que disse igualmente não ter sido informado sobre a operação de um navio com estas características naquele ano.

No comunicado de hoje, a empresa gestora do porto da Beira reitera que não foi notificada sobre a operação, acrescentando que a condição para que um navio atraque naquele porto é um anúncio com antecedência de 7 a 15 dias e avançando que a entrada do produto no país carece de autorização das autoridades.

"Nos casos de navios de nitrato de amónio que escalam o Porto da Beira, o operador portuário observa todas as medidas de segurança exigíveis no manuseamento de uma carga considerada perigosa, inclusive a presença do Corpo de Bombeiros, restrição de veículos e pessoas alheias à operação. É igualmente proibida a presença de materiais inflamáveis no perímetro do cais, onde decorre a operação", acrescenta-se na nota da Cornelder, concessionária do Porto da Beira desde 1998.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando, pelo menos, 137 mortos e mais de 5.000 feridos, segundo o último balanço feito pelas autoridades libanesas.

Explosão em Beirute provocou 137 mortos

Último balanço aponta para, pelo menos, 100 desaparecidos

Agência Lusa , 06 Agosto 2020 - 09:12

Até 300 mil pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, segundo o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

Fechar Menu