País

Ferro Rodrigues assinala legado para a afirmação do papel da mulher

None
Foto Jorge Amaral/Global Imagens

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje tristeza pela morte da atriz Fernanda Lapa e defendeu que o seu legado é "sobretudo o enorme contributo para a afirmação do papel da mulher" na sociedade portuguesa.

"Recebo, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Fernanda Lapa. O percurso de Fernanda Lapa confunde-se com o do teatro português contemporâneo, de que era uma mais figuras mais conceituadas e queridas do público", declarou Eduardo Ferro Rodrigues, numa mensagem enviada à agência Lusa.

Marcelo evoca "voz interventiva" na cultura e na vida cívica

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte da atriz Fernanda Lapa, enaltecendo a sua "voz interventiva nas questões do teatro, da cultura e da intervenção cívica".

Ferro Rodrigues defendeu que o legado de Fernanda Lapa é, "sobretudo, o seu enorme contributo para a afirmação do papel da mulher na sociedade portuguesa, e para a desconstrução da imagem estereotipada e idealizada da mulher no Teatro", assinalando que "até se ouvir a sua voz, quase nenhum texto de autoria feminina era representado e poucas eram as encenadoras em atividade".

Fernanda Lapa, que morreu hoje aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, foi "fundamental para a afirmação e valorização da mulher nas artes cénicas em Portugal", disse na mensagem, apresentando à família e à Escola de Mulheres -- Oficina de Teatro, em nome pessoal e em nome da Assembleia da República, as "mais sentidas condolências".

O presidente da Assembleia da República recordou alguns pontos da biografia da atriz, que nasceu em 1943, iniciando-se o seu percurso artístico no Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa, em 1962, e fundando no ano seguinte a Casa da Comédia, onde se estreia também como encenadora, em 1972.

"Aprofundando estudos em Varsóvia, Breslávia e Cracóvia, desenvolveu, a partir de 1979, um longo percurso nas áreas pedagógicas do Teatro e do Cinema, que culminam em 2012, ano em que cessa funções como Professora Catedrática Convidada e Diretora do Conselho do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora", destacou.

Morreu a actriz Fernanda Lapa

Era também encenadora e tinha 77 anos

Eduardo Ferro Rodrigues recordou ainda que Fernanda Lapa coordenava desde 2019 as Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno (1920-2020), às quais a Assembleia da República se associou, e que a recebeu no parlamento "testemunhando, na ocasião, a sua entrega e dedicação às artes".

Fechar Menu