Rali Vinho da Madeira Desporto

Conheça 'por dentro' as classificativas do primeiro dia de Rali

Organização apresenta ao pormenor as provas especiais e os melhores acessos às classificativas

Foto Arquivo/ASPRESS
Foto Arquivo/ASPRESS

Primeiro dia de prova contempla as provas de especiais do Campo de golfe, Palheiro Ferreiro, Boaventura e Rosário

A organização do Rali Vinho Madeira (RVM) apresenta, na sua página oficial da internet, as várias classificativas da edição de 2020, quer o pormenor das mesmas, bem como os melhores acessos para chegar às várias provas especiais. Hoje o RVM apresenta as provas especiais do primeiro dia de competição, e que pode seguir através do DIÁRIO:

PE 1 e 5 – CAMPO DE GOLFE

Esta prova especial tem início na ER 207, após a entrada do campo de golfe local e inclui uma pequena sequência de rectas até ao Santo da Serra. Daí e até à Fonte de Santo António, o percurso é bastante sinuoso e estreito. Posterior à também muito veloz evolução até à Ribeira de Machico e Portela que antecede nova zona plana até à Serragem no Santo da Serra.

Acessos:

Pelo Santo da Serra: no cruzamento com a Estrada Fonte de Santo António e pelas EM Caramanchão e EM Lombo das Faias. Por Machico: Na Ribeira de Machico (Atenção: Saída de Emergência) e Portela pelo Caminho Fajã dos Rolos. Pelo Porto da Cruz: pela ER 108 (Atenção: Saída de Emergência).

PE 2 e 6 – PALHEIRO FERREIRO

A ER 201, vulgo Caminho dos Pretos, é a 'catedral' dos ralis madeirenses e no passado poucas eram as provas que não a incluíam no seu itinerário. É realizado 'a subir' entre o Palheiro Ferreiro e o Terreiro da Luta com um traçado que mistura quase na perfeição as zonas rápidas com aquelas a requererem muita técnica.

Acessos:

Pelo Funchal: pelo Caminho São João Latrão, pela Rua Nova Curral dos Romeiros e na Choupana, pelo Caminho Meio e Caminho Terço.

PE 3 e 7 – BOAVENTURA

Boaventura foi durante longos anos o único troço cronometrado disputado unicamente na zona norte da ilha. Durante muitos anos esteve também ausente do itinerário do Rali Vinho da Madeira. Requer muita técnica na constante mudança entre subidas e descidas e zonas rápidas e lentas num percurso por vezes estreito entre a Boaventura e o Arco de São Jorge.

Acessos:

Atempadamente pelo início e final da classificativa.

PE 4 e 8 – CIDADE DE SANTANA

Introduzida há 12 anos no itinerário do Rali Vinho da Madeira tem início nas imediações do centro da freguesia da Ilha e termina na Estrada das Eiras. É realizada praticamente sempre em subida, excepção feita a algumas zonas planas e muito rápidas. No seu percurso existem zonas muito técnicas em que surgem alguns “ganchos”. A sua disputa é muitas vezes marcada por condições climatéricas diversas da do resto da ilha.

Acessos:

Por Santana: pelo Caminho Queimadas, pela Estrada Padre Agostinho J. Cardoso, pela Rua Joaquim S. Branco (Atenção: Saída de Emergência) e pelo Caminho da Feiteira do Nuno.

Fechar Menu