País

Açores com projecto-piloto que aposta em novas tecnologias de mobilidade eléctrica

None

O projecto-piloto "Energia Sobre Rodas -- V2G Açores" foi esta segunda-feira inaugurado e envolve vários parceiros do setor energético, apostando na utilização de tecnologias inovadoras relacionadas como mobilidade eléctrica e no benefício para o cliente-utilizador e para o operador da rede eléctrica.

O projeto, inaugurado em Ponta Delgada pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, permite que os veículos elétricos deixem de ser apenas consumidores de eletricidade, para que possam igualmente injetar energia na rede, ou seja, permite que um veículo elétrico carregue a sua bateria e/ou a descarregue para fornecer energia à rede elétrica nos momentos em que esta necessita.

"Não basta produzir energia a partir de fontes de energia renováveis. É necessário também utilizar bem esta energia. Este projeto coloca a ênfase nesta componente", realçou o presidente do Governo dos Açores, que falava na sede da Eletricidade dos Açores (EDA).

Os objetivos deste projeto, prosseguiu, "colocam os Açores entre os que estão na vanguarda em termos tecnológicos de mobilidade elétrica".

O projeto é desenvolvido pela Galp, Nissan, EDA, Nuvve, Magnum Cap, DGEG, ERSE e o Governo dos Açores, através da Direção Regional de Energia.

A Galp frisa que a iniciativa concretiza a sua orientação "de uma transição energética assente na descarbonização do setor, na descentralização e na conectividade".

"A tecnologia V2G permitirá aos utilizadores de veículos eléctricos o acesso a uma poupança na sua factura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede eléctrica, posicionando os utilizadores como agentes activos na prestação de serviços auxiliares ao sistema eléctrico", sustenta a empresa, em nota enviada às redacções.

Fechar Menu