Mundo

Hamas anuncia acordo com Israel para por fim a ataques

None

O movimento islâmico palestiniano Hamas, no poder há mais de uma década na Faixa de Gaza, anunciou hoje um acordo com Israel para por fim ao conflito armado, que se intensificou durante este mês.

"Após diálogos e vários contactos, o último dos quais com o enviado do Catar, Mohammed el-Emadi, foi alcançado um acordo para conter os ataques e por fim à agressão sionista contra o nosso povo", afirmou o gabinete do líder político do Hamas em Gaza, num comunicado citado pela agência AFP

O exército israelita tem bombardeado a Faixa de Gaza todas as noites, desde 06 de agosto, em retaliação a ataques palestinianos, sobretudo através do lançamento de balões incendiários e de projeteis.

Segundo dados das autoridades israelitas, os balões incendiários já originaram mais de 400 focos de incêndios em Israel.

Em resposta a estes ataques, Israel também reforçou o seu bloqueio a Gaza, fechando a passagem de carga e interrompendo as entregas de combustível para o território palestiniano, forçando o encerramento da única central elétrica da Faixa de Gaza.

Este aumento das tensões em Gaza duplicou na última semana, altura em que se registaram os primeiros casos de Covid-19 fora dos "centros de quarentena" locais, uma situação que acentuou os receios de uma rápida propagação do vírus.

Este território é pequeno e densamente povoado, sendo que metade dos dois milhões de habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza e também privados de eletricidade.

De acordo com uma fonte do Hamas, que pediu anonimato, todas as fações palestinianas na Faixa de Gaza concordaram em parar de disparar balões incendiários e projéteis.

A mesma fonte acrescentou que Gaza será reabastecida a partir de terça-feira com combustível que permitirá o reinício da central elétrica local.

Fechar Menu