Madeira

Paulo Cafôfo defende estratégia para a recuperação da Madeira

None

Paulo Cafôfo apresnetou, esta tarde, na conferência do PS ‘Recuperar Portugal’, que decorre em Coimbra, propostas  para a recuperação da Madeira.

O presidente do PS-Madeira defeende que orientação dos fundos europeus na Região deve passar por cinco pontos estratégicos.

"Investimento na qualificação e diversificação da nossa base económica" é o primeiro, com Cafôfo a defender o investimento "na academia regional, tendo como eixo estruturante a Universidade da Madeira" e promover investimentos que possam melhorar a capacidade de atracção de empresas e investimento internacional. Deu como exemplos o novo Cabo Submarino e uma rede regional de 5G.

"Aposta definitiva e estruturante no Ambiente, na preservação da nossa paisagem e recursos naturais, e na descarbonização da economia regional" é a segunda linha de acção. 

Um terceiro eixo estratégico, fundamental para o líder do PS é o Mar. "Infelizmente ao longo das últimas décadas por clara opção política regional, fragilizou-se o sector primário, desinvestiu-se na frota pesqueira, desapareceu qualquer indústria de transformação de pescado, e o shipping ainda não alcança todo o seu potencial, apesar do Registo Internacional de Navios", afirmou.

Aumentar a produção regional é outra aposta, tal como a "modernização das infra-estruturas que permitam melhorar a competitividade da região, e não sirvam apenas para deitar betão para servir clientelismos!.

Paulo Cafôfo sublinhou ainda que Portugal e as Regiões Autónomas não podem desperdiçar este momento.

“Confiamos que o Governo da República, liderado pelo PS, irá considerar as Regiões Autónomas como uma prioridade nacional nesta fase de recuperação que enfrentaremos, pela sua importância e dimensão atlântica, pela importância no Turismo nacional, e também no sector primário. Da nossa parte, escrutinaremos naturalmente a acção do Governo Regional da Madeira, na qual não temos infelizmente muita esperança”, concluiu.

Fechar Menu