Madeira

PS requer audição ao secretário regional de Educação

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista da Madeira (PS-Madeira) promoveu, esta manhã, em frente à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, uma conferência de imprensa onde adiantou que deu entrada a um pedido de audição ao secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, a fim de ver esclarecidas algumas situações decorrentes do início do novo ano lectivo.

“O PS considera que há algumas questões que ainda precisamos de esclarecer”.

O deputado Rui Caetano, porta-voz da iniciativa, enumerou algumas das questões que o PS pretende ver esclarecidas, como é o caso: "dos transportes públicos, do acompanhamento psicológico dos alunos, a necessidade de reforço de docentes e não docentes, bem como as questões ligadas com o fornecimento de material tecnológico às escolas".

No que toca ao primeiro ponto o parlamentar vinca que "é preciso haver concertação" entre a secretaria e os transportes públicos "a fim de garantir maior segurança nas deslocações dos alunos para as escolas".

“Se o objectivo é fazer com que os alunos não circulam todos ao mesmo tempo dentro da escola, se não houver essa harmonização, não só nos horários das carreiras, mas também na frequência dos transportes públicos no acesso às escolas, eles vão se aglomerar nos transportes públicos, nas paragens ou à entrada das escolas”.

Quanto à questão do acompanhamento psicológico dos alunos, sublinha que "há um trabalho extraordinário que é preciso fazer com os psicólogos”, o que implica a contratação de mais recursos humanos.

“Até agora, não havia o número de psicólogos suficientes nas escolas para dar resposta às necessidades, agora, com esta nova conjuntura, é evidente que é preciso muito mais psicólogos nas escolas”.

Sobre a contratação de pessoal não docente, Rui Caetano refere que "os 130 novos auxiliares contratos não são suficientes", justificando que este reforço apenas vem “colmatar uma pequena parte das necessidades que as escolas já têm há imenso tempo”.

“Nesta nova conjuntura, com a pandemia, é uma exigência muito maior do ponto de vista da limpeza, do acompanhamento dos alunos e da vigilância dos alunos”.

O deputado defende ainda a contratação de professores para projectos de tutorias, de adjuvantes e de pares pedagógicos, "como forma de resolver os problemas das aquisições de aprendizagem que os alunos tiveram nesta nova conjuntura com o ensino à distância".

Rui Caetano abordou ainda a questão dos grupos de risco (alunos, docentes e não docentes), questionando quanto à existência de plano de uma estratégia que acautele essas pessoas.

Por fim, lembrou que “o secretário regional de Educação, em Abril deste ano, prometeu, antes do terceiro período terminar, que iria adquirir à volta de 600 computadores para que as escolas pudessem emprestarem aos alunos”, mas, concluiu, que “a verdade é que o período terminou, vamos começar um novo ano lectivo, e os computadores ainda não chegaram às escolas”. 

Fechar Menu