Madeira

PCP solidário com trabalhadores dos Aeroportos da Madeira e Porto Santo

None

O deputado do PCP, Ricardo Lume, irá questionar o Governo Regional, "com o objectivo de saber se as autoridades regionais com competências em matéria de trabalho estão ou não a intervir, no sentido de que os trabalhadores dos Aeroportos da Madeira e Porto Santo não venham a ser vítimas de políticas empresariais que coloquem em causa os postos de trabalho e os fundamentais direitos laborais".

O PCP está solidário com os trabalhadores dos Aeroportos da Madeira e Porto Santo que foram confrontados, a pretexto da pandemia covid-19, "com a destruição de postos de trabalho, lay-off, redução salarial e antecipação das férias".

É inaceitável que uma empresa como a Portway, que pertence ao grupo ANA, que ao longo dos últimos anos lucrou centenas de milhões de euros com a gestão dos aeroportos, agora, queira fazer com que os trabalhadores sejam os primeiros a pagar a factura da crise do sector da aviação, decorrente da pandemia covid-19"     disse Ricardo Lume.
Os trabalhadores da Portway foram confrontados com a redução do seu vencimento na ordem dos 30 % devido à aplicação do lay-off. Os trabalhadores com vínculo efectivo estão a ser convidados a vender o seu posto de trabalho e os trabalhadores com vínculos precários estão a ser confrontados com a não renovação dos seus contractos" sustenta.

O deputado disse que "o PCP é frontalmente contra a destruição de postos de trabalho, como está a acontecer na Portway, mas também em outras empresas que laboram nos aeroportos da Região, e é contrário às situações em que os contratos não estão a ser renovados aos trabalhadores com vínculos precários".

O que hoje está a acontecer na Portway são despedimentos encapotados para que as empresas possam ter acesso aos dinheiros públicos para manter postos de trabalho" acrescenta.

Segundo Ricardo Lume, "não é aceitável que a Portway, uma empresa do grupo ANA, que ao longo dos últimos anos lucrou mais de 400 milhões de euros, esteja a extinguir postos de trabalho, seja através da pressão feita aos trabalhadores para vender os postos de trabalho, seja através da não renovação de contrato com trabalhadores precários ou através de despedimentos".

O deputado defende que sejam tomadas medidas, "no sentido de ser assegurada a garantia de todos os direitos laborais, sem perdas de salários, assim como a manutenção dos postos de trabalho, para garantir que os trabalhadores tenham as suas vidas e os seus direitos defendidos".

Para o PCP é necessário garantir que, a pretexto do combate à pandemia covid-19, não existam aproveitamentos para espezinhar direitos laborais e transformar as relações laborais num verdadeiro “pandemónio”, com gravíssimas consequências para quem vive da sua força de trabalho" referiu.

Tendo isto em conta, Ricardo Lume irá questionar o Governo Regional, "com o objectivo de saber se as autoridades regionais com competências em matéria de trabalho estão ou não a intervir, no sentido de que os trabalhadores dos Aeroportos da Madeira e Porto Santo não venham a ser vítimas de políticas empresariais que coloquem em causa os postos de trabalho e os fundamentais direitos laborais".

Fechar Menu