Patrocinado por Extermínio - Higiene Controle Lda

Os 10 maiores mitos sobre limpeza

A Seta Verde – Higiene, Lda. identificou os maiores mitos na limpeza comum. Apesar de estarmos habituados a estes erros, lembre-se que um ambiente limpo garante saúde e bem-estar. Saiba a diferença e a importância!

None Ver Galeria

1.      Quanto mais produto, melhor!

Além de desperdiçar produto, a limpeza não será eficaz. Principalmente nas máquinas de roupa ou de loiça, o excesso de produto só vai fazer com que este se acumule e a sua roupa ou loiça ficará com vestígios de detergente. O excesso de produto é também um dos maiores motivos pelos quais as máquinas se avariam.

2.      Misturar produtos de limpeza.

A mistura de produtos pode aniquilar a eficácia da limpeza, pois os reagentes químicos acabam por se destruir quando misturados com outros tensioativos não testados. Além disso, a mistura de componentes químicos podem formar gases tóxicos, o que pode levar a intoxicações e até mesmo a explosões!

3.      Não ler as instruções do rótulo.

Muito tempo, dinheiro e pesquisa foram dedicados ao desenvolvimento dos produtos de limpeza. Neste processo, os fabricantes descobriram a melhor maneira de usar o produto e colocaram essas instruções diretamente na embalagem para as seguirmos. Respeite as diluições indicadas pelo fabricante em cada situação descrita no rótulo e cumpra sempre com as instruções de segurança.

4.      Pulverizar o produto diretamente nas superfícies.

Apesar de funcionar em algumas superfícies, nem sempre é a maneira mais segura (ou mais eficaz) de limpar. Devemos pulverizar sempre o produto de limpeza num pano de microfibras, limpar a superfície e depois utilizar um pano seco para tirar o excesso de líquido.

5.      Produtos mais viscosos funcionam melhor.

O agente responsável pela ação dos produtos é um tensioativo, coadjuvante ou ativo, que fazem parte da composição do químico. Quanto mais viscoso for o produto, mais água e esforço é preciso para removê-lo. Menos ação humana, mais tempo para si!

6.      A lixívia é um produto de limpeza.

Se existem mitos de limpeza doméstica bem enraizados na nossa cultura, este é, sem dúvida, um dos maiores. A lixívia é um excelente desinfetante, excelente para eliminar bactérias e manchas, mas não limpa. Lembre-se também que, a lixívia é um dos produtos químicos mais tóxicos para o meio ambiente, pelo que e se for possível, opte por um produto que faça 2 em 1: lave e desinfete!

7.      Qualquer álcool é um excelente desinfetante.

CUIDADO! O álcool é efetivamente, um excelente desinfetante, mas tenha atenção à percentagem. O álcool a 96% tem tanta percentagem de álcool que vai evaporar antes do tempo, não tendo a duração suficiente para matar os germes, bactérias e vírus. O álcool a 70% é muito eficaz para matar germes e bactérias das mãos, mas quando aplicado em superfícies, pode causar danos, uma vez que é corrosivo! Caso queira limpar superfícies com álcool, prefira produtos com uma percentagem mais baixa, a 30%, para não se arrepender depois.

8.      O jornal é o melhor acessório para limpar vidros e espelhos.

Este mito surgiu por conta da absorção que o material tem, mas ele não é nada indicado para limpeza de vidros. Além de não retirar o pó e a gordura, o jornal pode ser responsável por arranhões na superfície nos vidros. Escolha um bom pano microfibras que não liberte pêlos.

9.      Limpar com movimentos de polir.

Embora este tipo de movimento seja ótimo para o polimento de superfícies, durante a limpeza o resultado é mover a sujidade de um lado para outro. Se limpar em padrão “S” - da esquerda para a direita, de cima para baixo, verá que a sujidade ou o pó acompanham o movimento da sua mão até ao final da superfície.

10.  Não limpar o material de limpeza.

Muitos de nós esquecemos que o material e equipamentos de limpeza também precisam de ser limpos e ter uma manutenção adequada, ou então transformam-se em terreno fértil para bactérias e tornam-se em vetores de propagação de germes e outros agentes patogénicos.

Proteja a sua casa e a sua empresa, contacte-nos para mais informações.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda para conhecer melhor os nossos produtos e serviços.

Biosoluções® – amiga do ambiente!