Desporto

Teqball já chegou à Madeira e tem tudo para crescer

Boaventura foi o primeiro clube da Região a se filiar na nova modalidade baseada no futebol. Associação até já vai organizar um torneio, a 19 de Setembro, no Norte da ilha

None

Já se joga Teqball na Madeira, melhor dizendo, as mesas chegaram e começam a ser utilizadas. A modalidade, criada na Hungria, em 2012, tem vindo ao longo dos anos a ganhar cada vez mais adeptos e praticantes, sobretudo em Portugal, pelo que era uma questão de tempo até que se começasse a praticar cá no arquipélago.

Três clubes da Região já se filiaram à Federação Teqball Portugal (FTP), neste caso Nacional, Marítimo e a modesta Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, sendo que esta última instituição foi mesmo a primeira da Madeira a se filiar, tornando-se no 45.º emblema nacional a se associar à FTP.

Ainda assim, apesar dos nortenhos terem procedido ao 'vínculo' em primeiro lugar, a verdade é que foram os verde-rubros a se adiantarem na montagem da mesa. Já os alvinegros apresentaram hoje oficialmente a modalidade, mas não serão certamente os últimos a encomendar as famosas mesas redondas que variam de preço entre os 900 e os 3.000 euros.

Tendo em consideração as palavras do representante da Federação, Anselmo Nóbrega, "existem mais alguns clubes, neste momento, que estão interessados em dinamizar a modalidade".

Neste momento estamos numa fase inicial, mas os clubes têm mostrado algum interesse. A nossa vontade é fazer com que mais formações se tornem filiadas da Federação, para que no futuro possamos organizar um Campeonato Regional. Anselmo Nóbrega, representante da Federação Teqball Portugal na Madeira

Não sendo “fácil” de precisar a quantidade de pessoas que já praticam a modalidade, sabe-se que pelo menos 20 já experimentaram na Boaventura. Por outro lado, Marítimo e Nacional deverão começar a dar uns toques a partir de Setembro.

Segundo Anselmo Nóbrega, “não é caro praticar a modalidade, porque o retorno pode ser muito rápido para os clubes” que adquirem a mesa. Por isso, mediante o crescimento do Teqball na Região, a ideia passa por criar uma associação.

"É uma experiência espectacular"

O presidente da Associação Cultural e Desportiva da Boaventura, Rafael Pacheco, nem deu muito importância ao facto do clube ter sido o primeiro, na Madeira, a se filiar na Federação. Deu mais importância, isso sim, ao interesse que a modalidade gerou na pacata freguesia.

“Foi mais uma curiosidade que partiu da minha parte, sobretudo depois de ver publicações na Internet. Procurei a Federação de Teqball e, entretanto, encaminharam-me para o Anselmo Nóbrega. Foi assim que surgiu a troca de informações e filiámo-nos à modalidade. Na Boaventura já praticaram Teqball cerca de 20 pessoas”, indicou.

É uma experiência espectacular. Toda a gente adorou por jogarmos numa mesa e pela própria mesa ser curva. Todos os pontos são diferentes em comparação com o ténis de mesa e as pessoas estão a gostar bastante. Rafael Pacheco, presidente da Associação Cultural e Desportiva da Boaventura

Actualmente, a prática da modalidade, na Boaventura, é gratuita. Mas, futuramente, o clube irá criar uma academia na qual será fixado um preço mínimo, basicamente para manutenção dos equipamentos, de forma a continuar a dinamizar a modalidade no Norte da Madeira.

Novidade é também o facto da Associação, já no dia 19 Setembro (sábado), ter em vista a organização de um torneio. Mais informações serão divulgadas na página de Facebook da colectividade.

Afinal, o que é esta modalidade?

É verdade. Saltámos alguns passos relativamente à história e regras do Teqball, mas não há muito que enganar. O Teqball é um desporto baseado no futebol e praticado numa mesa curva, que vem atraindo uma nova geração de atletas e entusiastas amadores, denominados 'teqers'.

Este desporto, que foi criado na Hungria em 2012, é um jogo verdadeiramente equitativo em termos de género, isto porque as regras definem que o Teqball pode ser jogado entre dois ou quatro jogadores, independentemente de serem homens ou mulheres.

Três sets de 12 pontos: as regras que tem de saber

  • O Teqball pode ser praticado com bolas usadas no futebol, sendo o tamanho cinco oficial e recomendado.
  • O Teqball pode ser jogado por dois jogadores (jogo individual) ou por quatro jogadores (jogo duplo).
  • Uma partida de Teqball consiste em sets à melhor de três.
  • Cada set é jogado até que um jogador/dupla atinja 12 pontos.
  • Cada jogador/dupla tem duas tentativas para completar um serviço bem-sucedido.
  • Os jogadores trocam de serviço a cada quatro pontos.
  • É proibido tocar na bola com a mesma parte do corpo duas vezes consecutivas.
  • É proibido devolver a bola com a mesma parte do corpo duas vezes consecutivas.
  • Cada jogador/equipa pode devolver a bola com um máximo de três toques de qualquer parte do corpo, excepto com as mãos e braços.
  • Em duplas, uma equipa tem um máximo de três toques, porém, os companheiros devem passar a bola pelo menos uma vez entre si.
  • Durante o jogo, nem a mesa nem o oponente podem ser tocados.
  • No caso de uma bola tocar na borda, a jogada deve ser repetida.

Em termos gerais e a título de curiosidade, saiba ainda que o Teqball é praticado por cerca de 2 mil atletas em cerca de 100 países; existem 72 Federações certificadas; 250 árbitros; três Campeonatos do Mundo já foram organizados; e a modalidade é reconhecida por duas associações olímpicas.

Fechar Menu